Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > GERAL

Sem recursos, funcionamento da Ufal em 2023 é algo ainda incerto

Reitor Josealdo Tonholo garante o funcionamento da Universidade até o final do atual ano letivo; para 2023, ele diz que não sabe se haverá possibilidade de iniciar aulas

A falta de recursos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem preocupado alunos e a gestão da instituição de ensino, diante das incertezas em relação ao início do próximo ano letivo, em 2023. Com a pandemia da Covid-19 e os cortes orçamentários milionários, a Ufal tem adotado medidas para reduzir gastos em todas as áreas, mas mesmo assim, os contratos permanentes deste ano já superam o valor dos recursos disponíveis para a universidade. Diante de todo o cenário, o futuro da Ufal é uma verdadeira incógnita.

"Esse ano a Universidade vai continuar funcionando com toda a sua energia, a gente vai conseguir acabar esse semestre letivo, mas para o ano que vem eu não sei nem se a gente consegue começar o ano porque as contas vão estar em aberto e eu não sei quais fornecedores vão sobreviver a esse calote coletivo que estamos sendo obrigados a fazer”, afirma Tonholo.

Muitas medidas já foram tomadas ao longo do ano para diminuir despesas e diversas ações foram investidas para economia de recursos, como remodelagens contratuais; implantação de sistema informatizado para gestão e fiscalização de contratos; compreensão e domínio das técnicas orçamentárias aplicadas; avaliação tempestiva das notas fiscais à luz das planilhas editalícias e referenciais pactuados nos certames licitatórios. Contudo, os melhores resultados são esperados a longo prazo.