Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Faculdade de Nutrição da Ufal emite nota contra novo programa do leite da Prefeitura de Maceió

Professores afirmam discordar de proposta de oferecer engrossador junto com leite na alimentação infantil

A Faculdade de Nutrição da Ufal divulgou uma nota em que expressa discordância ao Programa Leite e Massa, lançado pela Prefeitura de Maceió, no último dia 30. A proposta do Município é distribuir mensalmente oito pacotes de leite e seis caixas de engrossante Cremogema para crianças entre 6 meses e três anos de idade.

O argumento principal da academia é que o programa viola o direito das crianças a terem uma alimentação adequada e saudável, conforme preconiza o DHAAS [Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável].

Além disso, a FANUT cita o Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos, criado em 2019, pelo Ministério da Saúde, que recomenda expressamente que sejam evitadas a oferta de produtos ultraprocessados aos pequenos, a exemplo dos engrossantes.

E esclarece que estes produtos são produzidos a partir de cereais e contêm elevadas quantidades de açúcar, corantes, conservantes, aromatizantes e antiumectantes, que podem desencadear processos metabólicos importantes e irreparáveis, causando excesso de peso e suas comorbidades. Pela explicação, os engrossantes dificultam a aceitação de alimentos culturalmente referenciados (alimentos e preparações locais e regionais).

Artigos Relacionados

Outras desvantagens associadas à oferta deste tipo de produto, como foram apontadas pelos especialistas da Ufal, têm relação direta com o atraso do desenvolvimento cognitivo – como a distinção de aromas e sabores – mas, também, mecânicos, como o retardo no processo de mastigação.

“Nós, professoras e professores, repudiamos esse programa na maneira como está apresentado, especialmente pela distribuição do engrossante. Recomendamos a revisão da proposta por profissionais qualificados (nutricionistas especialistas em nutrição infantil) para que os alimentos que venham a ser oferecidos sejam pautados na promoção da saúde e do pleno desenvolvimento infantil e no DHAAS”, expressa a nota.

De acordo com a Prefeitura de Maceió, o Programa Leite e Massa é voltado para as famílias assistidas pelo Primeira Infância Cidadã e visa melhorar a qualidade nutricional da alimentação das crianças. A proposta deve atender a 1.370 crianças.

Já o programa Primeira Infância Cidadã tem a finalidade de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O Município informa que ele facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas