Docentes da Ufal lançam livro na próxima sexta-feira (16)

12/09/2022 10h25
Docentes da Ufal lançam livro na próxima sexta-feira (16)
Lançamento da obra acontece no dia 16 de setembro, às 16h, no restaurante Café Manollo, no bairro do Farol, em Maceió. - Foto: Divulgação

Será lançado na próxima sexta-feira (16), às 16h, o Livro " Biossegurança, sinais vitais e dor: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde", com autoria de docentes da Escola de Enfermagem (EENF) e da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A obra coordenada e organizada pelos professores Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento, Patrícia Nagliate e Eliezel Alves dos Anjos, é destinada aos estudantes e profissionais da saúde no sentido de oferecer conteúdo que subsidie a prática clínica.

"A escolha do tema central do livro ocorreu pela experiência e necessidade que identificamos em nosso fazer docente de desmistificar aos estudantes que precauções de segurança à realização do cuidado e a aferição dos sinais vitais são técnicas simples e fáceis de serem realizadas, não compreendendo-se que para interpreta-las é necessário um olhar mais crítico pautado em evidencias científicas", salientou a docente Yanna Cristina.

O livro tem oito capítulos que trazem estudos recentes, técnicas e interpretações de valores sobre segurança do paciente, biossegurança, sinais vitais e dor em diversas faixa-etárias e condições de saúde. Para cada capítulo nesta obra foi manifestada a preocupação de apontar não só técnicas necessárias para o melhor desempenho das habilidades profissionais, mas a interpretação de como aquele dado é indispensável para a uma assistência segura, qualitativa e apropriada para definição de uma conduta terapêutica.

A obra traz em sua base a produção técnico-científica e das práticas e procedimentos que são desenvolvidos nos laboratórios de habilidades técnicas e reproduzidos nos campos de estágio em todos os níveis de atenção à saúde.

A ideia é que os estudantes e profissionais sejam estimulados a uma ação constante e consciente, sempre buscando inteirar-se de informações que são colocadas à sua disposição, desenvolvendo suas habilidades, sendo o responsável principal do seu aprendizado.

"Sem dúvida, é imperativo que o profissional da saúde busque incessantemente o aprimoramento de um comportamento técnico-científico, sem negligenciar o ético, cujo fim é seu compromisso social e profissional. Espera-se que esta obra possa contribuir para ampliar a visão de estudantes e profissionais da saúde que estão trilhando o caminho da promoção, proteção, recuperação e reabilitação do homem nas suas diversas dimensões, na perspectiva de fornecer assistência à saúde de qualidade", destacou Yanna Cristina.

O lançamento da obra acontece no dia 16 de setembro (sexta feira), às 16h, no restaurante Café Manollo, localizado no bairro do Farol em Maceió-Al.

Mais uma obra a somar-se ao recente lançamento ocorrido em 2021, pela Editora Appris, do livro Medidas antropométricas: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde.