Por g1 AL

Campanha é para incentivar doação de sangue na capital e no interior — Foto: Divulgação

Durante essa semana, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai realizar coletas externas para aumentar o estoque de sangue para o feriadão de Emancipação Política de Alagoas. A coleta vai acontecer em Arapiraca e em Olho D'água das Flores.

Para manter o estoque mínimo, seriam necessárias 300 bolsas de sangue, mas o Hemoal tem apenas 71 bolsas disponíveis. Por isso, é necessário estimular a doação para ter um estoque seguro durante o feriado.

Pontos de coleta móvel

• Quarta-feira (14) - Arapiraca - Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), situado no bairro Bom Sucesso - 8h às 12h e 13h às 16h.
  • Quinta-feira (15) - Olho d'Água das Flores - Escola Estadual Ângelo de Abreu, no Centro. 8h às 12h e 13h às 16h.

Pontos tradicionais de coleta

Além da coleta móvel, o Hemoal espera receber os doadores também nos seguintes pontos fixos:

• Maceió: posto de coleta do Trapiche da Barra, de 7h às 18h
  • Maceió: posto de coleta da Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), de 7h às 18h
  • Arapiraca: posto de coleta do Eldorado, localizado no antigo Empresarial Solution Center, de 7h às 12h e das 13h às 17h

Quem pode doar?

• pessoas com idade entre 16 e 69 anos
  • pesar no mínimo 50 kg
  • portar um documento de identificação com foto - no caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e apresentar um documento de identificação oficial e original deles
  • não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos
  • gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar a doação de sangue
  • quem vai repetir a doação deve respeitar um intervalo de dois meses (homens) ou três meses (mulheres)