Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > POLÍCIA

Estudante que ameaçou colegas na Ufal vai responder a processo por racismo e ameaça de agressões

Segundo a PF, aluno expressou opiniões racistas e 'anarcocapitalistas' com ameaças de ações de violência serial

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de sua assessoria, informou que o estudante que ameaçou colegas na instituição vai responder a processo por racismo e ameaça de agressões. O caso envolveu o aluno da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal (Feac) num grupo de Whatsapp, surpreendendo a comunidade universitária nessa quarta-feira (14).

A situação está sendo acompanhada, de perto, pela direção da FEAC e Gestão Superior da Ufal. O reitor Josealdo Tonholo estava em Brasília e, assim que foi comunicado, se reuniu em teleconferência com a equipe de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Federal (PF), para tomar medidas imediatas.

“Nós abrimos um processo administrativo em conjunto com a direção da FEAC e remetemos todas as provas que estão postas, tanto para o Comando da Polícia Militar/SSP, quanto para a Polícia Federal. Esse processo administrativo vai ter repercussões do ponto de vista acadêmico, porque também vamos apurar as responsabilidades acadêmicas, já que isso está trazendo prejuízo para as nossas atividades”, adiantou Tonholo.

A Polícia Federal já entrou em contato com o aluno e a família. Pelo teor das informações recebidas, o estudante expressa opiniões racistas e "anarcocapitalistas", com ameaças de ações de violência serial. Dada a complexidade das ameaças, pode haver tipificação como um crime de segurança nacional.