Estudante que ameaçou alunos e servidores da Ufal vai responder processo administrativo

Foto: Reprodução Ufal

O estudante suspeito de ameaçar  professores e alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal (Feac) vai responder agora um processo administrativo e legal, segundo a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O caso está sendo acompanhado de perto pela direção da Feac e Gestão Superior da Ufal.

De acordo com o Ofício enviado ao Gabinete da Reitoria pela direção da Feac “prints de conversas de um estudante do primeiro período nos quais, além de diversas ameaças físicas, racismo e misoginia contra outros estudantes, o referido aluno, em uma mensagem específica afirma ao amigo: ‘Quinta-feira. Não vá para aula. Confie em mim, não vá. Eu já conversei demais, eu vou execrar aqueles merdas na base do sangue’”.

A Polícia Federal já entrou em contato com o aluno e a família. Pelo teor das informações recebidas, o estudante expressa opiniões racistas e “anarcocapitalistas”, com ameaças de ações de violência serial. Dada a complexidade das ameaças pode haver tipificação como um crime de segurança nacional.

“Nós lamentamos profundamente que esse tipo de comportamento exista numa universidade que tem como finalidade diminuir as desigualdades e trazer desenvolvimento e qualidade de vida para um Estado que já é tão sofrido. Comportamentos desse tipo não ajudam em nada na construção de um mundo melhor. Comportamentos desse tipo são deploráveis e não vão ser tolerados por essa instituição”, disse o Josealdo Tonholo, reitor da Universidade.

Um comunicado emitido pela Feac suspendeu as aulas desta quinta-feira (15), considerando os traumas gerados naquele ambiente pelas declarações do estudante. Representantes da unidade acadêmica devem se reunir hoje para refletir sobre o acontecido.

O reitor informou que o expediente na Ufal segue normalmente nas demais unidades e setores já todas as providências foram tomadas relativas à segurança do campus, com policiamento reforçado a partir do acionamento da Secretaria de Segurança Pública.

“O fato é que toda e qualquer ação ou expressão que traga riscos eminentes à nossa comunidade ou ataque os direitos fundamentais de segurança e de liberdade de expressão serão responsabilizados no âmbito da Ufal.

Nós temos que ser absolutamente intolerantes contra toda e qualquer tentativa de ataque desse tipo, seja ao aos nossos estudantes, aos nossos técnicos, aos nossos docentes, seja aos direitos, liberdade, sejam casos de racismo, xenofobia… Essas atitudes vão ter a responsabilização tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista é legal”, destacou o reitor.

O reitor ressaltou ainda que toda a Ufal está solidária com a comunidade da Feac e que serão providos os meios necessários para mitigar os traumas pessoais e institucionais porventura gerados por esta situação. Tanto a Gestão da Ufal quanto a direção da Feac estão atentas e em permanente vigília sobre o tema.“

Jornal Rede Repórter - Click e confira!