Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > GERAL

Projeto Sorriso de Plantão arrecada brinquedos e doações para o Dia das Crianças

Iniciativa levará alegria, arte e presentes para pacientes internados em cinco hospitais de Maceió; saiba como ajudar

O projeto Sorriso de Plantão, que atua em hospitais de Maceió há mais de 20 anos, arrecada doações para a tradicional comemoração do Dia das Crianças. A festa será realizada simultaneamente em cinco hospitais, no dia 8 de outubro, às 14h. Os interessados em apoiar podem entrar em contato diretamente com a iniciativa, por meio do perfil oficial no Instagram: @sorrisodeplantao.

De acordo com Rodrigo Silva, integrante do Sorriso de Plantão desde 2016, as crianças internadas em hospitais poderão festejar a data como elas merecem, após o período mais crítico da pandemia, quando o projeto não funcionou. “Meu coração fica extremamente feliz por poder, mais uma vez, vivenciar esse momento. Minhas expectativas são as melhores para essa festa, saber que estamos retornando aos hospitais, com muita alegria, diversão e ludicidade para as crianças, aquece o meu coração”, afirma o “Dr. Enérgico”.

Leia também

Todos os anos o Sorriso de Plantão realiza a Festa do Dia das Crianças, que é o evento mais esperado pelos integrantes, profissionais dos hospitais e, claro, os pacientes. O projeto é totalmente voluntário e sem fins lucrativos. Por essa razão, os integrantes buscam patrocínio para produzir a festa, que contará com decoração, bolos, bebidas e lembrancinhas.

ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS

Reprodução

Além das doações financeiras ou de materiais para compor a festa, o Sorriso de Plantão busca arrecadar brinquedos para presentear as crianças. Esse é o maior objetivo durante esse período. Os brinquedos precisam ser novos ou estar em boas condições. Caso sobre algum brinquedo, ele será guardado para ser entregue durante os festejos natalinos.

Trabalho que gera frutos

Reprodução

O projeto Sorriso de Plantão atua há 20 anos em Maceió, levando atividades lúdicas, informações, alegria e esperança para hospitais da capital alagoana. A atuação só é possível em decorrência da parceria da iniciativa com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

As atividades do projeto são realizadas todos os sábados, com os integrantes caracterizados de palhaços de hospital. Entre as atividades estão apresentações musicais e contação de histórias, que auxiliam no tratamento médico hospitalar e na recuperação dos pacientes.

Após dois anos com atividades suspensas por causa da pandemia da Covid-19, o projeto retornou em agosto, em cinco hospitais de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e a sua mais recente adição, o Hospital da Criança.

Durante esse tempo de pausa, o projeto se adaptou à nova realidade dos hospitais. “Nos últimos 2 anos, realizamos a ‘festa na caixa’, em que foram encaminhados guloseimas e brinquedos dentro de uma caixa para o setor de pediatria dos hospitais assistidos pelo projeto”, conta Maria Rosa, coordenadora do projeto.

Reprodução

O trabalho é totalmente voluntário e realizado por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino. Eles recebem certificado de extensão de 150 horas de carga horária, emitido pela Uncisal, ao final do ciclo de um ano de voluntariado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store