Começa hoje a 16ª Primavera dos Museus; veja a programação em Alagoas

Por 7Segundos com Agência Brasil 19/09/2022 11h11
Começa hoje a 16ª Primavera dos Museus; veja a programação em Alagoas
Museu Théo Brandão - Foto: Ascom MTB

Começa hoje (19) e vai até o dia 25 de setembro a 16ª Primavera dos Museus. A temporada anual é marcada por eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno de um mesmo tema. Este ano “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido com a proposta de renovar os olhares sobre esse fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Na capital, a programação segue em três museus: Memorial Pontes de Miranda, Museu de História Natural da UFAL e Museu Theo Brandão, além do interior. Confira a abaixo:

MEMORIAL PONTES DE MIRANDA DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM ALAGOAS

AVENIDA DA PAZ, 2078 - CENTRO - CENTRO

19/09/2022 a 23/09/2022 - 08h30 às 15h

EXPOSIÇÃO - Exposição comemorativa dos 200 anos da independência e dos 30 anos do TRT-19. O tema será “TRT 30 anos... Lutas, Conquistas, independência e outras histórias”.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DAUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

AVENIDA AMAZONAS, SN - PRADO

19/09/2022 a 23/09/2022 - 09h às 17h

EXPOSIÇÃO - Exposição de banners contando “outras histórias” sobre itens do acervo do MHN-UFAL que nos ajudam ao mesmo tempo a resgatar memórias e a projetar bases para o nosso futuro.

19/09/2022 a 23/09/2022 - 09h às 17h

LANÇAMENTO - Com base na noção de liberdade que a Independência do Brasil inspira, lançaremos a nossa “Estante Rotativa” cujo objetivo é disponibilizar acesso livre a materiais literário-musicais.

23/09/2022 - 20h às 22hSHOW MUSICAL - Sons independentes, tributo ao artista Raul de Souza, falecido há cerca de um ano, em homenagem a sua força criativa com a qual superou os obstáculos do viver com ética e estética.

24/09/2022 - 13h às 18h

CURSO - Aula inaugural do curso de extensão “Ensino de Ciências da Natureza em contexto híbrido: possibilidades e desafios”. Horários: turma “A” às 13h, turma “B” às 16h.Local: Evento online, via Microsoft Teams.

MUSEU THÉO BRANDÃO DE ANTROPOLOGIA E FOLCLORE

AVENIDA DA PAZ, 1490 - CENTRO - CENTRO

23/09/2022 - 20h às 22hSHOW MUSICAL - SHOW MUSICAL: Sons independentes, tributo ao artista Raul de Souza, falecido há cerca de um ano, em homenagem a sua força criativa com a qual superou os obstáculos do viver com ética e estética.

Local: Evento realizado em parceria entre o Museu Théo Brandão e o Museu de História Natural da UFAL, Endereço: Avenida Amazonas, s/n - Prado, Maceió (Praça da Faculdade).

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição serão 777 museus participantes e 2.285 eventos programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas, entre outras. Juntamente com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Ibram sugere uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nesses 200 anos.

A programação completa da 16ª Primavera dos Museus está disponível na página do evento.