Dólar com. 5.104
21 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel FAB transporta cinco pacientes em estado grave em UTI aérea no RS
24/09/2022 às 12h30

Política

Welton Roberto recebe apoio de reitor da Ufal em intensa campanha para ser deputado estadual

Advogado assume protagonismo como candidato do PT por vaga na Assembleia Legislativa

Divulgação

Welton Roberto, professor de Direito Penal da Ufal e candidato a deputado estadual pelo PT, recebeu nesta sexta-feira (23) o apoio de Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas.

O apoio de Tonholo em passagem na Ufal coroa uma semana intensa de campanha. Assumindo-se como candidato de destaque do PT a uma vaga na Assembleia Legislativa, Welton percorreu Maceió e diversas cidades do interior. Isso ao lado do governador Paulo Dantas ou mesmo protagonizando ações com seu eleitorado.

"Minha gratidão ao amigo Tonholo e a todos os professores, técnicos e estudantes que se dispuseram a me ouvir e a conhecer minhas propostas", disse o advogado, durante diálogo com a comunidade acadêmica na Universidade.

Com justiça social como sua maior bandeira de campanha, Welton Roberto tem na Educação o maior foco de suas propostas. "A única coisa que não tiram do pobre é o ensino, a educação", prega o candidato, de acordo com palavras ditas por seu pai.

Crendo na força transformadora do ensino, Welton defende melhor Educação para que os alunos consigam melhorar de vida. E ciente de que até mesmo se deslocar para a faculdade pode ser difícil para muitos, Welton Roberto já apresentou ao governador Paulo Dantas proposta de bolsa transporte, que pode viabilizar o deslocamento dos estudantes do interior para os diversos campi da Ufal.

Welton lembra que sete mil estudantes da Ufal, Ifal e da Uneal são vulneráveis, e necessitam do sistema público de locomoção para estudar. Dados econômicos e sociais apontam que 70% do total de 29 mil estudantes tem renda familiar de 1,5 salário mínimo/mês.

“A gente quer que esses sete mil estudantes tenham o acompanhamento universal do Estado e a oportunidade de se formar sem nenhuma dificuldade em relação ao transporte", defende Welton Roberto.

Lula

Sempre filiado ao PT, Welton Roberto foi candidato a vereador no pior momento do partido, pouco após a saída de Dilma Rousseff da presidência. "Percorri todos os bairros de Maceió, recebi votos em todas as urnas da capital e me coloco como opção novamente pois quero reforçar a política de Lula em nossa Assembleia", diz o candidato.

Cravando Lula como o maior presidente da história do país, Welton credita ao governo do petista a opotunidade que teve na Universidade de Pavia, Itália, quando se tornou PhD em Justiça Penal Internacional.

"Quero retribuir. Trabalhador volta em trabalhador e só a gente sabe o que é ter que fazer as contas no fim do mês ou o quanto é grave passar fome", diz Welton, afirmando que tem muito a agradecer ao ex-presidente. "Welton é Lula: também vou lutar pela educação, por melhor oportunidade de emprego e para lutar contra a fome" diz o deputado, que na Rua Barão de Jaraguá, sua Central 13013, distribui material de campanha ao lado de Lula.

Welton Roberto é PhD pela Universidade de Pavia, Itália, em Justiça Penal Internacional (2013), além de Doutor em Processo Penal pela Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE – 2012), e Mestre em Processo Penal pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL – 2006).

É também Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas – Graduação e Pós-Graduação – Direito Penal e Processo Penal, Professor da Pós-graduação – Lato Sensu da FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – Maceió/AL

Advogado Criminalista, Welton Roberto foi ainda Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas nos triênios 2004/2006 e 2007/2009 e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2010/2012.

Ex-membro da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, triênio 2010/2012, foi presidente Regional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – biênio 2009/2010 e é Membro Efetivo da Comissão Especial de estudo de reforma do Código de Processo Penal do Conselho Federal da OAB.