OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 06 de maio de 2024

Notícias

07/09/2022 às 14:48

Faculdade de Medicina da Ufal é homenageada com comenda Tavares Bastos

Reitora honorária Ana Dayse também recebeu comenda por mérito educacional Téofanes Barros Reitora honorária Ana Dayse também recebeu comenda por mérito educacional Téofanes Barros

Na manhã desta segunda-feira, 5 de setembro, a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acompanhou a entrega da comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos. Foram premiados a Faculdade de Medicina da Ufal e o Centro Universitário Cesmac. 

As comendas foram concedidas pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas, notadamente na área educacional. “Estas instituições sempre contribuíram com pesquisa e foram importantes para a sociedade, especialmente durante a pandemia”, disse a deputada Fátima Canuto (MDB), lembrando que as homenagens só não aconteceram antes por causa da pandemia da covid-19. 

O reitor Josealdo Tonholo recebeu a comenda junto com a diretora da Famed, professora Ângela  Canuto. “Estamos saindo de uma pandemia e a Saúde mostrou mais do que nunca sua importância para a sociedade”, afirmou o reitor. Ele lembrou ainda que neste período crítico, a Ufal tomou a frente capacitando pessoas e realizando testes de covid. “Montamos a UTI para pacientes com coronavírus no Hospital Universitário, com a Ufal tomando a frente neste enfrentamento”, completou Tonholo. 

A diretora da Famed, professora Ângela Maria Moreira Canuto Mendonça, reforçou o histórico da Faculdade, que completou 70 anos durante a pandemia. “Formamos médicos para o Brasil e para o mundo, mas vivemos um momento crítico”, disse Ângela Maria sobre a série de cortes e contingenciamentos. 

A professora aposentada e reitora honorária da Ufal, professora Ana Dayse Dorea, recebeu a comenda por mérito educacional Téofanes Barros e se disse lisonjeada em receber a homenagem, enfatizando a necessidade de se dar maior atenção à educação: “Faço um apelo para que a Educação seja uma prioridade ainda maior, pois nossa dívida social e educacional é gigantesca diante dos países desenvolvidos e diante dos Estados e regiões mais desenvolvidos do Brasil”. 

“Esforços vigorosos precisam ser feitos para minimizar os danos causados à educação pela pandemia e seus efeitos colaterais, que ainda perdurarão durante anos”, afirmou a professora Ana Dayse ao lembrar que a responsabilidade é dos políticos e também de toda a sociedade.



Por Ascom Ufal com Assembleia Legislativa


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.