OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

15/04/2023 às 13:38

Sessão pública nesta segunda na ALE vai homenagear 130 anos de Jorge de Lima

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizará nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, sessão pública em homenagem aos 130 anos de nascimento de Jorge de Lima, poeta, romancista, pintor, político, médico, biógrafo, tradutor e ensaísta alagoano.

A solenidade marcará também a abertura das celebrações do autor e suas obras, que contemplarão atividades artísticas e culturais em Maceió e cidades do interior e se estenderão até dezembro.

Proposta pelo deputado Dr. Wanderley (MDB), a sessão pública e a programação comemorativa para o resto do ano contam com apoio e participação da Ufal, Uneal, IFAL, Cesmac, Secretaria estadual de Cultura, Secretária estadual de educação, Academia Alagoana de letras, Alane, Prefeitura de União dos Palmares, Prefeitura de Penedo, Paracuri, Focuarte e Instituto Zumbi dos Palmares.

O poeta e jornalista carioca Claude Rodrigues, estudioso sobre a vida e obra de Jorge de Lima, será palestrante na sessão solene, que contará também com manifestações de representantes de entidades culturais e de artistas. O evento será aberto ao público.

Pouco lembrado – Admirador da obra e versatilidade artística e cultural de Jorge de Lima, Dr. Wanderley considera que, apesar de ter sido a grande personalidade que foi, “é ainda uma figura pouco lembrada” – daí sua iniciativa em realizar a sessão pública.

– Jorge de Lima foi uma figura que nos engrandece a todos. Considero necessário que a gente reafirme e destaque esse grande ícone da alagoanidade, para que as pessoas vejam a grandeza de Alagoas – disse.

O parlamentar citou um caso curioso sobre o poeta e romancista alagoano: a manifestação do também poeta e romancista Mário de Andrade, de que “Jorge de Lima é o caso mais apaixonante da literatura brasileira, pois foi candidato cinco vezes à Academia Brasileira de Letras e não foi eleito nenhuma vez…”

Outra curiosidade, citada pelo Wikipédia, é que Jorge de Lima receberia o prêmio Nobel de Literatura de 1958. A decisão foi tomada em 1953, levando em conta uma lista de outros romancistas e poetas a serem premiados até 1957. Jorge de Lima teria sua vez no ano seguinte, mas, meses após a escolha da academia ele faleceu. Seria o primeiro e ainda hoje único brasileiro a ter recebido um Prêmio Nobel.

Celebrações – A programação das celebrações que serão promovidas durante o ano terá evento na Academia Alagoana de Letras, manifestações culturais em várias cidades alagoanas, palestras e outras atividades.

Na sequência da sessão pública desta segunda-feira (17) haverá, dia 19 (quarta-feira) deste mês, na Academia Alagoana de Letras, a palestra “Quem tem medo de Jorge de Lima”, proferida por Claude Rodrigues, com interpretação de poemas de Jorge de Lima pelo ator Chico de Assis.

Dia 20 de abril, na cidade natal de Jorge de Lima, haverá durante todo o dia várias manifestações culturais em escolas; na Casa Jorge de Lima acontecerá apresentação musical, exposição, performances e palestras.

Dias 3, 4, 5 e 6 de maio, na cidade de Penedo, acontecerá a Flipenedo – Festa literária de Penedo, que terá Jorge de Lima como homenageado. Apresentações musicais, palestras, interpretações e peças teatrais, além de lançamento de livros, farão parte da programação.

Outras atividades culturais estão sendo programadas pelos apoiadores e participantes do calendário de homenagens, com expectativa de definição de novas datas de eventos e apresentações artísticas e culturais até o final do ano.

Ascom Dr. Wanderley