Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5710
Política

SECTI AMPLIA APOIO A PROGRAMAS DE EMPREENDEDORISMO

Durante os 100 primeiros dias de governo, secretaria já atendeu mais de 400 estudantes com cursos na área de tecnologia

Por Da Redação, com agência | Edição do dia 15/04/2023

Matéria atualizada em 15/04/2023 às 04h00

| Ascom Secti

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) vem ampliando e incentivando programas de apoio ao empreendedorismo inovador e à qualificação técnica no estado de Alagoas. Só nos primeiros 100 dias de Governo, mais de 400 estudantes participaram dos cursos gratuitos na área da tecnologia, disponibilizados para sete municípios do Estado.

Nesse mesmo período, novas parcerias foram firmadas e eventos gratuitos foram realizados para discutir melhorias na área de CT&I e promover networking. No campo administrativo, medidas foram concretizadas para desburocratizar contratações por meio da atualização da Lei da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e um mapeamento foi executado para trazer o retorno de dois projetos (Experiment-AL e Prêmio de Jornalismo Científico). Com tudo isso, a Secti recebeu um reconhecimento internacional como protagonista da inclusão e capacitação de talentos no ecossistema tecnológico.

Na soma das ações nessa área, o governo de Alagoas entregou, no primeiro trimestre de 2023, na cidade de Traipu, o sétimo laboratório com oferta de cursos gratuitos e presenciais na área de tecnologia e inovação. Somando as sete unidades de capacitação ( Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Murici, Delmiro Gouveia, Penedo, Maceió e Traipu), 492 alunos já passaram por cursos de capacitação nos laboratórios da Secti. Só em Maceió foram oferecidas 120 vagas para turmas de cursos de Phyton e Lógica de Programação, este ano). Uma parceria foi firmada com o Senai Alagoas para a entrega do oitavo laboratório, que funcionará no bairro do Benedito Bentes, atendendo a parte alta da cidade.

OXETECH WORK

Após o lançamento da 3ª chamada da segunda fase do programa, o número de vagas para inserir estudantes no mercado de trabalho tecnológico alagoano foi ampliado em 100%, ofertando até 200 novas vagas. Dessas oportunidades, 46 estudantes já começaram a trabalhar nas empresas de tecnologia de Alagoas.

MENTORING TEAM

A equipe do Mentoring Team, programa que fornece mentorias em diversas áreas para empresas de tecnologia e economia criativa, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT), já realizou mais de 23 atendimentos, lançou o “Mentoring Cast - Podcast do Programa Mentoring Team”, realizou workshop sobre Indicadores de Gestão, e toda última sexta-feira do mês promove um evento gratuito, aberto ao público, com palestras de especialistas nas mais diversas áreas e temas, como forma de engajar ainda mais o ecossistema.

LEI ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Foi encaminhada à Assembleia Legislativa de Alagoas o projeto da nova Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), estabelecendo atualizações terminológicas importantes, novas regulações e obrigações governamentais de fomento à capacitação técnico-profissional, à pesquisa e ao ecossistema científico, inovador e tecnológico do estado. Especialmente com foco no seu uso como vetor de transformação social, desburocratizando e acelerando diversas ações.

CONSECTI

Eleito por unanimidade, o titular da Secti Alagoas, Silvio Bulhões, tornou-se o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). Seu compromisso, segundo ele, é fazer uma gestão participativa e plural, unindo esforços e conectando o Brasil, com foco na democratização do acesso a oportunidades, bem como na garantia do desenvolvimento econômico e social por meio de programas que fomentem a inovação, além da ampliação do acesso à ciência (como já faz em Alagoas).

EVENTOS E CURSOS DIVERSOS

No Dia Internacional da Mulher, o evento Mulheres 4.0, realizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico no Jaraguá (CIPT), teve o propósito de criar e fomentar um ambiente que discuta e impulsione lideranças femininas na área de CT&I. A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, juntamente à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, estabeleceu parceria com a Oracle Brasil, One Next Education e a Faculdade de Negócios (Fan), abrindo inscrições para um projeto de curso gratuito de Formação em Programação, por meio do Programa One. Foram disponibilizadas 120 inscrições (encerradas no dia 23 de março) para a seleção de candidatos às 40 vagas do curso. As aulas serão realizadas no OxeTech Lab de Maceió, localizado no CIPT. Nessa mesma linha – de capacitação - o grupo Katie, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em promoveu em março, em parceria com a Secti, um minicurso de Imersão Tecnológica para Mulheres (ITM), atendendo 25 mulheres, no OxeTech Lab de Maceió, instalado no CIPT. Também em março, o CIPT foi palco do Weni XP, trazendo imersão sobre os avanços da inteligência artificial por meio de palestras e um ecossistema de integração voltado à educação e ao debate.

DEMODAY GARAGEM

A startup alagoana Nosso Mangue, do Pontal da Barra - Maceió, uma das 15 propostas inovadoras apoiadas pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa Geração do Hoje - Indústria, da Secti, após concorrer com 604 startups de negócios de todo o país, sagrou-se vencedora do Demoday Garagem, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES.), identificanda como um negócio que gera grande impacto socioambiental na região.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Em fevereiro, a Secti recebeu um reconhecimento formal como protagonista da inclusão e capacitação de talentos no ecossistema tecnológico a nível regional, nacional e global da DIO Education. A Digital Inovation One possui uma plataforma gratuita com mais de 1 milhão de estudantes integrados, sendo a maior no âmbito de Open Education em TI na América Latina. O selo foi entregue por Victor Haruo, Chefe de Comunidade e Ecossistema da Plataforma. A DIO é parceira no programa Oxetech..

Mais matérias desta edição