OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

17/04/2023 às 19:29

Artistas e intelectuais propõem que obra de Jorge de Lima seja estudada nas escolas

Por decisão da sessão pública realizada ontem pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), em comemoração aos 130 anos de Jorge de Lima, será encaminhada ao governador Paulo Dantas a proposta de incluir na grade curricular das escolas estaduais o estudo da obra do ilustre poeta e romancista alagoano.

A proposta foi inicialmente apresentada pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues (RJ), estudioso da obra de Jorge de Lima, e em seguida encaminhada pelo deputado Dr. Wanderley (MDB) – proponente da sessão - aos participantes do evento como compromisso assumido com o governo do Estado.

O entendimento expressado foi de que a obra deixada por Jorge de Lima “contribui enormemente para melhorar as pessoas como ser humano” e, seu ensino nas escolas “servirá para torna-la mais conhecida, acrescentando-se ainda às contribuições deixadas também por outros ilustres alagoanos, como Graciliano Ramos, Arthur Ramos, Nise da Silveira etc.”, disse o parlamentar.

Participaram do evento os presidentes da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly, Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Soares Melo, Jayme de Altavila, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGA), Joaldo Cavalcante (secretário de Estado de Comunicação), Josealdo Tonholo (reitor da Ufal), Odilon de Moraes (reitor da Uneal), Henrique Costa (reitor da Uncisal), representantes de várias outras entidades e instituições, artistas, jornalistas, intelectuais e estudantes.

Durante a sessão, Claufe fez palestra em que contou curiosidades sobre Jorge de Lima e discorreu sobre sua importância na literatura brasileira, sendo seguido por artistas com declamações de poesias deixadas pelo poeta alagoano – com destaque para a participação do ator Chico de Assis - e outras feitas em sua homenagem. Estudantes secundaristas apresentaram síntese de uma peça do autor.

A sessão solene foi a abertura das homenagens para o ano de comemorações aos 130 anos de Jorge de Lima, que se estenderão até dezembro. Amanhã (19), acontecerá a primeira sequência, com palestra de Claufe Rodrigues na Academia Alagoana de Letras, também com declamações do ator Chico de Assis. O evento acontecerá na sede da entidade, na Praça Visconde de Sinimbu, às 9 horas.

Outros eventos já estão definidos, inclusive no interior do Estado, entre eles a Flipenedo. Há sugestões ainda em avaliação de que seminários, palestras e afins sejam realizados nas escolas e universidades para debater sobre a obra de Jorge de Lima.

Ascom Dr. Wanderley