OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

20/04/2023 às 15:25

Ufal promove evento sobre agricultura familiar e merenda escolar no Sertão

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em Alagoas está na pauta do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Universidade  Federal de Alagoas. Na próxima terça-feira (25), haverá um encontro para fortalecer a agricultura familiar no Pnae, no auditório da sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, das 8h às 13h. Os interessados em participar ainda podem fazer sua inscrição, gratuita e on-line. Basta clicar aqui.

O Cecane foi instituído em 2022 e, segundo a professora Maria Alice Araújo Oliveira, da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal, essa é uma unidade de referência e apoio ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para promover ações de interesse e necessidade do Pnae em Alagoas. “Nossopropósito é promover a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Por isso a necessidade de construir uma rede de fortalecimento da agricultura familiar em nosso estado”, destacou.

O evento que acontecerá no próximo dia 25 faz parte do plano de ações para este ano de 2023. O intuito é promover a interação entre agricultores locais, gestores municipais e técnicos das secretarias de Educação, de Agricultura e da Saúde [vigilância sanitária], sala do empreendedor e afins do Sertão alagoano.

O encontro vai envolver os seguintes municípios da região sertaneja: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Maravilha, Mata Grande,  Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco,  Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Além desse primeiro, haverá mais dois momentos de fortalecimento da agricultura familiar. Um em Maceió, no Campus A.C. Simões, dia 9 de maio, e outro em Arapiraca, no campusdo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dia 6 de junho. Todos terão carga horária de quatro horas.

De acordo com a organização do evento, o “encontro adotará metodologia interativa e problematizadora, envolvendo agricultores , representantes de instituições compradoras de alimentos e promotoras de assistência técnica e apoio ao agricultor familiar e suas organizações, considerando as diferentes características das regiões geográficas imediatas do sertão alagoano, para que, ao final, todos tenham domínio sobre os procedimentos necessários para a venda e a compra de produtos da agricultura familiar, incluindo documentos solicitados pelo Pnae e legislação de alimentos pertinente”.

As professoras da Fanut, Alice Araújo e Bruna Merten, e as nutricionistas, agentes do Cecane, Anna Luna e Andréa Casado, vão atuar como facilitadoras no evento. Na programação estão previstas várias atividades: mostra de produtos da agricultura familiar; explanação sobre o panorama da alimentação escolar; exposição sobre estratégia de compra e venda no Pnae; e roda de conversa com a participação de representantes das regiões imediatas.

Para divulgar suas ações, a equipe do Cecane vai realizar uma live nesta quarta-feira (19), às 19h, no canal do Youtube da Fanut Ufal. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pela conta do Instagram @cecaneufal.

Ascom Ufal