Dólar com. 5.1248
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
03/04/2023 às 13h30

HU recebe novas camas pediátricas e incrementa política de humanização

Melhoria de ambiente encontra sintonia com valores estratégicos da Ebserh, com reflexos no ensino e assistência

Divulgação

Foram entregues, nesta terça-feira (28), 15 camas pediátricas que vão proporcionar mais conforto às crianças do setor de pediatria do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação integra o conjunto da valores do Mapa Estratégico da Rede Ebserh – HUPAA-UFAL – 2021 -2023, no quesito "humanizar para transformar o cuidado". Na ocasião, foram entregues homenagens e brindes às mães atendidas no Hospital. Participaram da solenidade o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, e a vice-reitora Eliane Cavalcanti.

Contextualizando o papel dos profissionais da saúde no período mais grave da pandemia, Tonholo destaca a união de vários setores dentro do HU, além dos assistenciais, no atendimento ao paciente com qualidade, que demandou reinvenção e aprendizado para superar os desafios. "Toda a equipe (saúde, assistência, administrativa, engenharia, de maqueiros a segurança) deu orgulho a nós. Esse hospital deu uma aula de como fazer bem feito e está sendo reconhecido pelos que usam e mais precisam de nós. Essa gente superou todas essas crises, dificuldades individuais, perdas pessoais, ficando 'mergulhada' nas unidades de atendimento", destaca.

Já Eliane Cavalcanti salientou que o momento é de recompor espaços e condições para cuidar de quem cuida da saúde, após a retomada de ações no pós-pandemia. Dentre elas, reformas no Hospital Dia, ambulatórios e retomada da UTI pediátrica. Ela menciona a participação dos colaboradores na melhoria do ambiente laboral e na prestação de serviços. "Não vemos como crítica quando cada pessoa chega à gestão e sinaliza algo, pelo contrário, é como uma construção, porque são os colaboradores que vivem o cotidiano do hospital: Quem cuida das crianças são vocês e quem cuida uns dos outros também. Precisamos muito desses outros olhos e braços para que construamos algo que seja nosso, humanizado e que atenda tão bem a nossa população", pontua.

A construção coletiva entre gestão e trabalhadores, tendo como finalidade oferecer conforto à população e aos profissionais do HU, foi um dos fatores elencados pelo superintendente do HUPAA, Celio Rodrigues, citando a instalação de TVs na enfermaria e a estruturação da brinquedoteca. "O hospital é humanizado, algo que não é dito por nós, mas pelo usuário, que tem uma satisfação entre 98 e 100% (conforme a CGU). O trabalho dos nossos colaboradores, o esforço de cada um, a união e a entrega que contagia uns aos outros faz com que tenhamos motivação para melhorar as condições de trabalho da nossa equipe, que tanto merece", ressalta.

Graças aos conceitos de acolhimento e pertencimento, as ações são integradas para que o hospital auxilie a Universidade no cumprimento de sua missão, afirma o chefe da Hotelaria do HU, Marcos Antônio da Conceição. "Esses princípios são a chave do sucesso que aos poucos vamos colhendo. As coisas podem ser feitas no nível que qualquer hospital particular entrega, é o que o paciente do SUS merece, nada menos do que houver de melhor qualidade", acrescenta.

Em virtude de o perfil do paciente pediátrico ser de mais difícil condução, seu atendimento torna-se mais desafiador, requerendo um ambiente compatível com suas características. O serviço prestado no HU, segundo o chefe da Pediatria, João Lourival, desperta orgulho por ser referência para todo o Estado de Alagoas. "Estamos num patamar de respeito ao paciente similar a qualquer grande hospital desse país. Esta entrega é um passo para que cresçamos em ambientação, pois tentamos minimizar um processo de internamento que muitas vezes traz sequelas para a família", conclui.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Fonte: Ascom Ebserh