Análises da Laguna Mundaú, feitas pela Ufal e pelo IMA, serão expostas em coletiva de imprensa, na segunda-feira (18)

Por: Pedro Ivon com Ascom Ufal e Ascom IMA
 / Publicado em 17/12/2023

Foto: Thiago Sampaio

Uma coletiva de imprensa será realizada amanhã (18), às 9h, na sala dos Conselhos Superiores, localizada no primeiro andar do prédio da Reitoria, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, em Maceió. O objetivo é expor as análises da água da Laguna Mundaú, realizadas pela Ufal e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), durante este mês de dezembro, antes e depois da mina 18 ter colapsado.

Serão apresentados os dados mais recentes, relacionando-os ao histórico de pesquisas na Laguna Mundaú. Foram realizadas três coletas de água do corpo hídrico, de maneira emergencial, nos dias 2, 7 e 10 deste mês, em parceria com a Defesa Civil de Alagoas. As coletas ocorreram no âmbito do projeto Laguna Viva. No dia 11, também houve uma coleta, cuja as análises ainda estão sendo processadas.

Através dos dados, deve ficar claro a situação em que aquele ambiente se encontra.

Representações das instituições

Durante o evento estarão presentes alguns representantes da Ufal, como o reitor Josealdo Tonholo, os pesquisadores Emerson Soares, do Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua); Josué Carinhanha, do Laboratório de Instrumentação e Desenvolvimento em Química Analítica (Linqa); e João Soletti, do Laboratório de Sistema de Separação e Otimização de Processos (Lassop).

A gerente do Laboratório do Instituto do Meio Ambiente, Ana Karine Pimentel, representará o IMA durante a coletiva.