Estudante de Engenharia Ambiental representa Ufal na COP-28 em Dubai

Por Deriky Pereira com Ascom Ufal 18/12/2023 09h49
Estudante de Engenharia Ambiental representa Ufal na COP-28 em Dubai
Verena Meirelles integra o projeto Águas Resilientes e defende a representatividade no debate sobre as mudanças climáticas e seus impactos no clima - Foto: Arquivo Pessoal

Melhor do que ter um sonho é poder realizá-lo. Assim podemos classificar a participação da estudante de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas, Verena Meirelles, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), em Dubai. Chegar lá não foi nada fácil, mas como boa brasileira – e sonhadora – ela não desistiu. Foram vaquinhas on-line, busca por apoio e muita luta.

“Para conseguir chegar à COP28, enfrentei algumas dificuldades por acessos a recursos: foi criada uma vaquinha on-line para arrecadar fundos para a viagem, e também bati à porta de pessoas e instituições para pedir apoio, mas foi junto com a organização Voz das Comunidades, que consegui a possibilidade de ir para COP-28 através de um fundo”, apontou a estudante da Ufal.

Da batalha à chegada, alguns percalços no caminho. Mas, presente no evento, Verena contou que a troca de experiências pode ser considerada como como inspiradora.

“Aprendi muito aqui. Conheci pessoas de todo o mundo que estão trabalhando para enfrentar as mudanças climáticas. É muito inspirador ver que tanta gente está comprometida com essa causa”, disse ela. E não tinha como não ser assim: em 13 dias, foram diversas atividades, tais como workshops, reuniões e negociações. Tudo em prol de uma causa: a representatividade no debate sobre mudanças climáticas e seus impactos no clima.

Água para Todos

E não é apenas dessa representatividade que podemos falar quando paramos para pensar na participação de Verena no maior evento climático do mundo. Também pode-se observar o quanto ela mostra aos jovens, de todas as origens, como eles e elas também podem fazer a diferença na luta por um futuro mais sustentável.

Verena é uma das integrantes do projeto Águas Resilientes, criado em meados de 2019 por um estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que convocou outros alunos da instituição e estendeu, na sequência, o convite para demais graduandos de universidades do país. Interessada, Verena ingressou na iniciativa, onde, hoje, atua como diretora de projetos.

“O projeto tem como missão proporcionar o impacto socioambiental com foco no acesso à água, saneamento e higiene com o objetivo de trazer representatividade, diversidade e visibilidade para vozes inviabilizadas. Queremos garantir o direito do acesso justo, e limpo da água para todos”, explicou a estudante, ao citar a elaboração de um documento com propostas feitas por várias mãos, que foi entregue para os governantes e tomadores de decisão.

“Participar da COP-28 é um marco para essa discussão. A entrega da declaração feita pela juventude, é importante para destacar que os jovens têm garra e voz para trazer mudanças efetivas em todos os lugares. O documento foi entregue nas mãos da ministra dos povos indígenas Sônia Guajajara”, explicou Verena.

De Alagoas para o mundo

Jovem, ativista, negra e nordestina. Essas são algumas das características de Verena Meirelles, que, com muito orgulho, representa Alagoas e a Ufal na COP-28.

“Eu sabia que era importante estar aqui para trazer representatividade, como mulher, negra e do Nordeste. As mudanças climáticas estão afetando essas comunidades de forma desproporcional, e é preciso que seus líderes tenham voz na COP-28, é preciso trazer a visão dos mais afetados para os espaços de discussão”, celebrou Verena.

E essa vontade de fazer a diferença não é de hoje, pelo contrário. “Desde nova os cursos d'água me encantavam e foram eles que me levaram a graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufal”, complementou ela, ao dizer que durante a graduação, participou de pesquisas com recursos hídricos, no estudo de dados hidrológicos.

“Assim, profissionalmente, tive contato com os instrumentos de gestão de recursos hídricos, trabalhos em campo e vivência nos diversos usos da água”, disse ela. E foi esse olhar voltado à preservação dos recursos hídricos que também a levou a integrar o Águas Resilientes, onde contribui há um ano para fortalecer a importância da sustentabilidade e resiliência hídrica.

“Inclusive, elaboramos para reaproveitamento de água da chuva, que estamos buscando financiamento para implementar em comunidades em situação de vulnerabilidade”, contou Verena Meirelles.

Verena Meirelles, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal, durante a COP-28 (Foto Acervo Pessoal)