Dólar com. 5.1033
IBovespa 8
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
07/12/2023 às 08h30

Geral

Ufal vai à Serra da Barriga em aula de campo do projeto Educação Comunitária

Aula de campo aconteceu na última segunda (25) e envolveu estudante

Divulgação

Na última segunda-feira, 25 de novembro, em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, estudantes do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participaram da aula de campo Vivência das Rotas Contracoloniais da Serra da Barriga e do Quilombo Muquém coordenada pela professora do Cedu, Luíza Silva-Silva.

A vivência pedagógica faz parte da terceira etapa do projeto de extensão Educação Comunitária: diálogos de saberes entre mestras(es) quilombolas e indígenas com a juventude. O grupo de estudantes acompanhados da professora, percorreram rotas guiadas pelas insurgências do quilombo de Palmares.

"A espacialidade da Lagoa dos Negros no Parque Memorial Serra da Barriga também foi um lugar de trocas de conhecimentos pelo grupo. Nós percorremos as rotas através das árvores seculares sagradas do território", afirmou Luíza Silva-Silva.

Segundo a professora, durante a atividade foram feitos o estudo da cartografia do território; o conhecimento historiográfico a partir dos pressupostos africanos e afro-brasileiros; a escuta sensível e diálogo atento com a mestra ceramista do quilombo do Muquém; as práticas sociais de insurgência fruto da organização comunitária do Quilombo de Palmares no século 17; e a observação da paisagem geográfica.

Em seguida, o grupo desenvolveu uma atividade na comunidade quilombola do Muquém com o encontro com a Mestra ceramista Dona Irinéia através dos pressupostos educacionais da Educação comunitária. A ação teve parceria e apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal. 


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]