Por g1 AL

Abertas as inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas

Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O objetivo é promover o interesse pelo estudo da matemática, descobrir talentos na área e fortalecer a formação de professores. As inscrições seguem até o dia 17 de março. A competição é nacional, reúne alunos de todo o país e deve ser feita exclusivamente pelas pelas escolas.

Na edição 2022, Alagoas registrou a participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas. Ao todo, o Estado conseguiu 93 medalhas com alunos de escolas públicas e privadas, sendo duas de ouro, 17 de prata e 74 de bronze.

Em Alagoas, a olimpíada é coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretarias Municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.

"Nosso objetivo é estimular os alunos e também os professores. Porque não apenas os alunos, mas os professores e as escolas também são premiados. Isso é muito bom porque incentiva", disse Andrea Maciel, gestora do Núcleo Estratégico de Inovação e Tecnologia na Educação.

Fases da Olimpíada

A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de seis questões.

A 1ª fase da Obmep será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio).

"No site da Obmep os estudantes encontram cursos, oficinas, simulados e provas. Tudo para que eles possam se preparar para a olimpíada", disse Andrea.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL