quarta-feira 15 de maio de 2024

Ele morreu hoje em Maceió, aos 80 anos

10 de fevereiro de 2023 12:55 por Da Redação

Foto: Divulgação

O professor Luiz Sávio de Almeida (1942-2023) morreu hoje (10), aos 80 anos, em um hospital particular de Maceió. Natural da capital alagoana, ele era historiador, escritor, dramaturgo, e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Sávio Almeida produziu uma extensa obra acadêmica e teatral que é referência  para os pesquisadores  com olhar na História de Alagoas. Levantou temas significativos como os seus estudos sobre o movimento operário em Alagoas, os indígenas e negros, as religiões de matriz africana e futebol.

O legado intelectual deixado por Sávio Almeida é monumental e caminho obrigatório para quem quer estudar e conhecer as múltiplas facetas das Alagoas.

Breve biografia

O pai dele era funcionário do Banco do Brasil e, por isso, sempre transferido de cidade, o que obrigou Sávio a fazer o curso primário em Alagoas e Minas Gerais e o secundário em Garanhuns (PE) e Natal (RN).

Em Natal, inicia a graduação em Direito, que terminaria na Ufal (1965), onde faz especialização na área, em 1969.  Mestre em Educação pela Michigan States University – EUA (1973), é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1995), quando defendeu a tese Memorial Biográfico do Capitão de Todas as Matas.

Em 1976, faz concurso e assume o cargo de professor do Departamento de Ciências Sociais CHLA/Ufal. Entre 1971 e 1972, exerce o cargo de secretário de Estado dos Negócios da Educação e Cultura, no governo Afrânio Lages.

Nota de pesar

A Associação dos Docentes da Ufal (Adufal) emitiu nota de pesar pela partida do professor. Leia abaixo, na íntegra:

Nota de pesar: professor Luiz Sávio de Almeida

É com profundo pesar que a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) comunica o falecimento do professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA), Luiz Sávio de Almeida, ocorrido nesta sexta-feira (10).

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mestre em Educação e doutor em História, Luiz Sávio foi professor emérito da Ufal e dedicou décadas de sua vida para colaborar com a cultura, a educação pública e a historiografia de Alagoas.

É impossível conhecer a história do Estado sem passar pelos escritos do docente, que inclusive foi um dos autores mais vendidos da Editora da Ufal (Edufal).

Sávio será sempre lembrado pela humildade, generosidade intelectual e por nunca abandonar sua humanidade em meio às ideias. Suas relevantes contribuições para a sociedade e seu jeito afetuoso, simples e atencioso permanecerão com todos aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer.

A Adufal lamenta sua partida e manifesta sinceras condolências aos familiares e amigos do professor neste difícil momento de luto.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

10 de fevereiro de 2023 12:55 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia