Morre o professor e historiador alagoano Sávio de Almeida, aos 80 anos Historiador dedicou parte da sua vida à cultura, a história de Alagoas e à educação pública.

Daniel Borges/Ascom Secult

10 fev 2023 - 21:09

Professor emérito da Universidade Federal Alagoas (Ufal), Sávio de Almeida dedicou sua vida à cultura, à história de Alagoas e à educação pública (Foto: Ascom Secult)

Faleceu na manhã desta sexta-feira (10), em decorrência de um câncer pulmonar, o alagoano Luiz Sávio de Almeida, aos 80 anos. Professor emérito da Universidade Federal Alagoas (Ufal), ele dedicou a sua vida à cultura, à história de Alagoas e à educação pública.

Natural de Maceió, Sávio de Almeida era graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufal, mestre em Educação pela Michigan State University e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre seus trabalhos estão diversas obras sobre Alagoas, cursos, expedições e peças de teatro. Ele também atuou no jornalismo e influenciou gerações de estudiosos das mais diversas áreas, assim como artistas e intelectuais não apenas alagoanos, mas de todo o Brasil.

Em publicação oficial, a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, lamentou a morte do professor.

“É com muita tristeza que recebo a notícia de falecimento do professor Luiz Sávio de Almeida. Uma figura que contribuiu grandemente para formação da cultura e da história de Alagoas. Seu nome será sempre lembrado. Expresso meus sentimentos aos familiares e amigos.”, escreveu a secretária.