Ufal decreta luto oficial pela morte de Sávio de Almeida, símbolo da cultura alagoana

11/02/2023 09:35 - Maceió
Por Redação*
Image

A Universidade Federal de Alagoas decreta luto oficial pela perda de seu professor emérito Sávio de Almeida, historiador, pesquisador, dramaturgo, escritor e contador de causos.

O professor Sávio faleceu aos 80 anos, na manhã desta sexta-feira (10), e deixa o legado de uma vida dedicada à cultura, à educação pública e à historiografia do Estado. Só com selo da Edufal, ele lançou mais de 40 livros. Sávio de Almeida era professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

“Ele tem suas raízes fincadas em Alagoas e ajudou a escrever a história desse chão”, disse uma de suas filhas, Iria Almeida. Sávio deixa seis filhos, nove netos e a esposa Myriam Almeida, com quem foi casado por 40 anos e teve dois de seus filhos. Também deixa muitos amigos e amigas, irmãos de sua caminhada na vida e na Ufal. Era viúvo de Alzeni Carvalho, com quem teve quatro filhas. O velório está sendo no Cemitério Parque das Flores, na Capela 4 e o sepultamento será às 18h.

O reitor  Josealdo Tonholo lamenta a perda de Sávio e ressalta o legado do professor para as futuras gerações. “É muito triste a despedida de Sávio de Almeida, nosso professor emérito, historiador, pesquisador e um símbolo da história de Alagoas. Desde que cheguei em Maceió, tive a oportunidade conhecer o professor Sávio, um guerreiro de Alagoas. Ele não só contava a história, mas era um contador de causos. Com ele, a gente aprendeu muito sobre o nosso estado e sobre a nossa gente. Sávio foi uma liderança científica nas atividades de pesquisa e pós-graduação. Uma referência nacional na área de história e sociologia”, disse.

E completa: “Mais do que um importante pesquisador, que nos deixa um grande legado, Sávio era um amigo querido, uma pessoa de um coração muito generoso. Ele, com certeza, vai fazer muita falta para o estado de Alagoas e para a gente alagoana. Deixo aqui, em meu nome e de toda comunidade da Ufal, minha solidariedade à família e aos amigos”.

O diretor da Edufal, Ivamilson Barbalho, em nome do Conselho Editorial e da equipe de trabalho, também deixa sua mensagem em homenagem ao professor Sávio: “É com profundo pesar que a editora da Universidade Federal de Alagoas, nossa Edufal, lamenta o falecimento do  amigo, companheiro e parceiro professor Luiz Sávio de Almeida. Inúmeras obras publicadas pela Edufal, mais de 40, sempre destacando seu compromisso político e vigor ético com os mais pobres e a luta contínua a favor da justiça, da liberdade e da democracia. A Edufal teve a honra de acolher suas obras ao longo de muitos anos,  marca de um legado em defesa da vida, da ciência, da educação e da cidadania. Nos solidarizamos com seus familiares, esposa, amigos e ex-alunos. Foi um privilégio conviver com o professor Sávio! Sua memória ficará marcada para sempre entre nós. Sávio Almeida vive!”

*Com Ufal