Gazeta de Alagoas
Maceió,
Nº 5708

PROFESSOR E HISTORIADOR SÁLVIO DE ALMEIDA MORRE AOS 80 ANOS

Sálvio era professor emérito da Ufal e chegou a publicar 40 livros pela editora da universidade

Por rayssa cavalcante | Edição do dia 11/02/2023

Matéria atualizada em 11/02/2023 às 04h00

| : Divulgação

O professor, historiador, pesquisador, dramaturgo, escritor e contador de causos Sálvio de Almeida morreu na sexta-feira, aos 80 anos. O velório foi realizado no Cemitério Parque das Flores e o sepultamento ocorreu no início da noite. Sávio deixou seis filhos, nove netos e a esposa Myriam Almeida, com quem foi casado por 40 anos.

A Universidade Federal de Alagaos (Ufal) decretou luto oficial pela morte de Sálvio, que era professor emérito da instituição. Ele chegou a lançar, com o Selo da Edufal, mais de 40 livros.

O reitor ds Ufal, Josealdo Tonholo, lamentou a perda e ressaltou o legado de Sávio de Almeida. “É muito triste a despedida de Sávio de Almeida, nosso professor emérito, historiador, pesquisador e um símbolo da história de Alagoas. Desde que cheguei em Maceió, tive a oportunidade conhecer o professor Sávio, um guerreiro de Alagoas. Ele não só contava a história, mas era um contador de causos. Com ele, a gente aprendeu muito sobre o nosso estado e sobre a nossa gente. Sávio foi uma liderança científica nas atividades de pesquisa e pós-graduação. Uma referência nacional na área de história e sociologia.”

Mais matérias desta edição