OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de maio de 2024

13/02/2023 às 18:40

Seris e Ufal discutem ampliação de parceria para desenvolvimento de novas ações

Seris e Ufal têm uma longa tradição de trabalho conjunto com a Seris em várias ações, Ascom Seris Seris e Ufal têm uma longa tradição de trabalho conjunto com a Seris em várias ações, Ascom Seris

O secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), policial penal Patrick Cavalcante, e o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, discutiram a ampliação de ações de parceria já desenvolvidas pelas instituições. O debate, que aconteceu nesta segunda-feira (13), contou ainda com a participação da chefe de gabinete da Seris, policial penal Shirley Araújo, e do assessor executivo de Contratos e Convênios, Antônio Medeiros.

“A Ufal já tem uma longa tradição de trabalho conjunto com a Seris em várias ações, desde capacitações da própria equipe técnica até ações de parceria com sistema prisional. Uma vez que estamos tendo essa transição de gestão, o foco da conversa é fazer um realinhamento de posições”, ressaltou Patrick Cavalcante.

Para o reitor da Universidade, a parceria é uma via de mão dupla que traz benefícios para toda a sociedade. “Para a Ufal, mais do que fazer parcerias que resultem em um bom serviço pelo governo do Estado, temos que enxergar que esse espaço é campo de prática para os nossos estudantes de graduação e pós-graduação. É uma oportunidade ímpar de cooperação”, afirmou Tonholo.

Ainda durante o encontro, foi discutida a possibilidade da realização de novos projetos em parceria. “Provavelmente, vamos ter, além da capacitação, o começo da elaboração de três propostas de projetos a serem desenvolvidos com o sistema prisional, como o projeto da energia solar, outro direcionado à horta medicinal e mais um referente à unidade de pescados. São projetos que estamos prospectando, tentando elaborar”, disse o reitor da Ufal.

“O complexo penitenciário é vizinho da Universidade Federal, além disso, a instituição é referência em nosso Estado. Então, essa parceria vai beneficiar os policiais penais, tanto por meio de capacitação de equipe técnica como também por meio de projetos desenvolvidos conjuntamente, que permitam uma ressocialização mais forte, pautada na educação”, enfatizou Patrick Cavalcante.

Mayara Wasty /Ascom Seris