OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de maio de 2024

18/02/2023 às 18:43

Inscrições abertas para seleção de pesquisadores em Artes da América Latina

Inscrições de interessados segue até 28 de fevereiro Inscrições de interessados segue até 28 de fevereiro

Jacqueline Freire

Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para a seleção de pesquisadores em Artes da América Latina pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os selecionados irão integrar o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Artes da América Latina (ação de extensão do Grupo de Pesquisa Filomove do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes – ICHCA).

Liderado pela professora Natacha Muriel López Gallucci, o grupo realiza encontros de pesquisa orientados para pesquisa nas áreas de filosofia, audiovisual, roteiristas, artistas cênicos, cordelistas e músicos interessados nas manifestações latinoamericanas. Os encontros estão orientados para a montagem multimédia do espetáculo Estação Latinoamericana. Homenagem ao filósofo da Cultura Rodolfo Kusch.

Podem participar estudantes da graduação interessados no tema. “Buscamos formar pesquisadores-docentes-artistas interessados nas filosofias e saberes culturais da América Latina através de leituras, análises fílmicas, músicas e danças de diversos países como a Bolívia, Uruguai, Argentina, Brasil, Cuba, entre outras que dialogam com a cultura popular alagoana de matriz afrolatinoamerindia”, explica a professora Gallucci.

Para realizar inscrição, basta preencher o formulário do link. Os encontros acontecem em duas sessões, sendo a primeira composta de Oficinas de Montagem em Audiovisual e Danças da América Latina: às quartas-feiras, das 17h às 18h30, na sala de trabalhos corporais do ICHCA; e a segunda, a Oficina de Composição coreográfica em Tango contemporâneo: às segundas-feiras, das 18h às 19h, na Sala 164 na ETA.

O resultado da seleção será divulgado por e-mail aos inscritos e também no perfil do grupo no Instagram @grupofilomove

A pesquisa será realizada de março a dezembro de 2023 e todos os participantes farão parte da montagem do Estação Latinoamericana 2023.  Conheça a proposta aqui.