Movimentos estudantis realizam ato nacional pedindo justiça após estupro e morte de aluna em sala da UFPI

Pelo menos, em seis estados do Brasil, movimentos estudantis anunciaram terem ido às ruas nesta quarta-feira (1) em defesa da vida das mulheres e contra o feminicídio.

Por Livia Ferreira*, g1 PI


Estudantes da UFPI protestam pelo 3º dia após estupro e morte de aluna em sala da instituição — Foto: Andrê Nascimento/g1

Diversos movimentos estudantis de vários estados do Brasil anunciaram apoio às manifestações dos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) após a morte da aluna Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos. A jovem foi estuprada e morta em uma sala dentro do campus da UFPI em Teresina.

Estudantes da Universidade federal do Rio de Janeiro(UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicaram em suas redes sociais data e horários das manifestações.

Ato na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e apoio ao caso de Janaína Bezerra aluna estuprada e morta em sala na UFPI — Foto: Reprodução

As manifestações reivindicam combate ao feminicídio, contra o machismo e em defesa a vida de todas as mulheres. Pedem também mais segurança nas universidades públicas e justiça por Janaína Bezerra.

Confira as manifestações pelo Brasil:

UFPI - Teresina (PI)

  • Organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFPI: Justiça por Janaína. CHEGA DE FEMINICÍDIO.

UFRJ - Rio de Janeiro (RJ)

  • Organizado pelo DCE Mário Prata, Coletivo de Mulheres da Escola de Comunicação - UFRJ e Centro Acadêmico da Escola de Comunicação da UFRJ às 16h.

UFAL - Maceió (AL)

  • Organizado pelo DCE com concentração na Praça da Paz às 18h, estudantes levaram velas e pediram justiça por Janaína.

UEPA - Belém (PA)

  • Organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário e o Movimento Correnteza a partir das 8h na sede da universidade.

  • Organizado pelo Movimento Olga Benário - PR e a Frente Feminista de Curitiba com concentração na Praça Santos Andrades às 18h30.

  • Organizado pelo Movimento Olga Benário RS e Correnteza RS com concentração na Faculdade de Educação - UFRGS às 17h.

Estupro e morte de Janaína Bezerra

Janaína Bezerra foi morta dentro da UFPI — Foto: Reprodução

Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, foi estuprada e assassinada na madrugada do dia 28 de janeiro, sábado, durante uma festa de calourada ocorrida no espaço do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O suspeito, Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, está preso. Ele é estudante do mestrado em matemática da instituição e foi encontrado com a jovem desacordada nos braços por seguranças da instituição, que conduziram a vítima e o suspeito ao Hospital da Primavera.

Conforme investigação da polícia, com base em colheita de provas e depoimentos, os dois já se conheciam e se encontraram na festa. O jovem, por usar uma das salas do mestrado para estudos, tinha a chave do local, onde levou a vítima.

Ele chegou a relatar à polícia que os dois tiveram sexo consensual, até que a jovem desmaiou em dois momentos. Na segunda vez, ele saiu da sala com a jovem nos braços, segundo ele, para buscar ajuda. Os seguranças informaram, segundo a polícia, que a jovem tinha manchas de sangue nas partes íntimas e já estava sem pulsação.

No hospital, a equipe médica relatou que ela já chegou sem vida. O laudo do IML constatou que ela sofreu estupro e morreu em decorrência de ter tido o pescoço quebrado, o que pode ter acontecido por torção ou tentativa de asfixia.

*Lívia Ferreira, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.

ESTUDANTE DE JORNALISMO ASSASSINADA DURANTE CALOURADA NA UFPI

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube