OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de maio de 2024

04/02/2023 às 15:01

Crianças da creche Mestra Virgínia da rede pública da capital têm dia de cientista

Iniciativa conclui ciclo de trabalhos desenvolvidos com os alunos Iniciativa conclui ciclo de trabalhos desenvolvidos com os alunos

Julita Bittencourt (estagiária)

Cerca de 30 crianças do 2° período da creche Mestra Virgínia Moraes, do Rio Novo, vivenciaram uma imersão científica durante a visita ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/Ufal), que fica em Rio Largo. A iniciativa foi desenvolvida com a turma ao longo do ano letivo de 2022.

As crianças realizaram diversas atividades de campo com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância de insetos, animais e microrganismo para o ecossistema em que vivemos, bem como entenderam um pouco sobre a importância e o universo da Ciência.

Na visita, a turma explorou o habitat de algumas espécies, ao interagir com alguns animais. Os pequenos visitaram também o Laboratório de Microbiologia e, sob a orientação da doutoranda Paula Cibelly, aprenderam sobre o que são microrganismos, observaram como ocorre o crescimento em placas de petri com meio de cultura e, em seguida, visualizaram alguns microrganismos e suas estruturas pelo microscópio.

De uma forma lúdica e pedagógica, eles conheceram e aprenderam a importância de alguns vírus que fazem bem ao organismo, que nos protegem, como outros que fazem mal como o da Covid-19 e que é preciso se proteger.

“Esses negócios brancos são bactérias que tem nos dedos das pessoas e gostei de ver”, disse o pequeno Simon, que amou poder observar alguns microrganismos durante a visita.

Já Anthony ficou impressionado como elas crescem rápido. “As bactérias crescem muito rápido, não sei como”, indagou a criança ao observar o organismo pelo microscópio.

A coordenadora do Laboratório de Entomologia agrícola e florestal (LEAF), Mariana Oliveira Breda, resumiu o trabalho desenvolvido com as crianças durante a visita.

“O objetivo foi proporcionar o contato e a conscientização de alunos do ensino infantil de escolas das redes pública e privada sobre o papel dos insetos na natureza. Mostrando exposições itinerantes da coleção entomológica didática do CECA-UFAL e oficinas pedagógicas com atividades lúdicas, identificando os insetos mais comuns, seus hábitos e habitats, morfologia externa, reprodução e desenvolvimento”, explicou.

A engenheira agrônoma e doutoranda da UFAL, Jhulyanne Christiny, ressaltou que a visita foi para finalizar um ciclo de trabalhos voltados para a revitalização ambiental da creche.

“Eles acompanharam a revitalização da creche no, sentido ambiental, com o plantio das árvores, recuperação do solo degradado, a construção da horta, a construção do galinheiro, plantio de árvores nativas e frutíferas, bem como de plantas ornamentais", destacou.

A professora da creche, Ranuzia Lima, pontuou a importância da iniciativa para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil.

“A criança em si é pura curiosidade, então oportunizar um espaço universitário como o Centro de Ciências Agrárias, possibilitou a elas entender de maneira dinâmica e demonstrativa o que é Ciência, aproximando-as da pesquisa, levantamento de hipóteses, da investigação e exploração dos espaços", informou.

O diretor da creche, Akauê Basili, afirmou que a atividade conecta a primeira etapa da educação básica com o Ensino Superior.

"Compreendemos a educação como algo processual. E quando a gente insere essas crianças em um contexto da universidade, queremos mostrar para elas o quanto a Ciência é presente no dia-dia delas”, frisou.