OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de maio de 2024

08/02/2023 às 15:08

TJ e Ufal discutem oferta de cursos de mestrado para servidores e magistrados

Presidente Fernando Tourinho e reitor Josealdo Tonholo discutiram ampliação de parcerias. Foto: Maikel Marques Presidente Fernando Tourinho e reitor Josealdo Tonholo discutiram ampliação de parcerias. Foto: Maikel Marques

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) debateram, nesta quarta (8), parceria para a oferta de cursos de mestrado para magistrados e servidores do Judiciário. A ideia é contemplar não apenas os profissionais da área do Direito, mas também os que atuam em outros campos de conhecimento.

"Qualificando os nossos magistrados e servidores, poderemos ofertar um melhor serviço à sociedade", destacou o presidente Fernando Tourinho. Ainda segundo o desembargador, será verificada a possibilidade de o mestrado contemplar áreas como Contadoria, Engenharia e Tecnologia da Informação. A definição dos cursos e o número de vagas ainda serão discutidos.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, destacou as parcerias que a instituição tem com o TJAL. "O Tribunal de Justiça tem sido parceiro da universidade já há bastante tempo. Temos ações na área técnica e na área de inteligência artificial, por exemplo, para dar uma melhor fluidez aos processos".

O reitor reforçou que a Ufal está à disposição para qualificar os magistrados e a equipe técnica do Judiciário. "O objetivo é ter um Tribunal com desempenho cada vez melhor".

O juiz Alberto Jorge, coordenador-geral de cursos da Escola da Magistratura (Esmal), afirmou que a instituição auxiliará dando apoio à questão logística, ofertando espaço físico se necessário e colaborando com os trabalhos de secretaria dos cursos. Uma nova reunião para discutir o assunto deve ocorrer no mês de março.

Fórum Regional

Durante o encontro na Presidência do TJAL, nesta quarta (8), foi discutida ainda a reforma do Fórum Regional, que funciona na Ufal. O objetivo é melhorar a estrutura do local, que abriga hoje Juizado e duas varas, uma delas a de Execuções Penais. O projeto prevê ampliação da Vara de Execuções e instalação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

"O Fórum hoje necessita de adaptações para atender melhor a população. Temos ali o escritório modelo, temos agora a possibilidade de levar o Cejusc, de melhorar a Vara de Execuções, a Vara de Família e o Juizado, tudo isso para oferecer o melhor serviço à sociedade alagoana", afirmou Fernando Tourinho.

As equipes de Engenharia e Arquitetura do TJAL e da Ufal devem se reunir para apresentar o projeto de reforma ainda no mês de março.

Dicom TJAL