Por Redação Marie Claire

A jornalista e mestre de cerimônias alagoana Charlene Araújo integra a equipe cerimonial da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece em Brasília neste domingo (1º). Ela será uma das mestres de cerimônia a convite do próprio Lula, após Charlene organizar e participar de um evento de pré-campanha ao lado dele no Centro de Convenções de Maceió, em junho de 2022.

Charlene foi convidada para ser oradora do evento na última quinta-feira (29) por Márcio Tavares, atual secretário-executivo do Ministério da Cultura, chefiado por Margareth Menezes. Ela estava em um shopping quando recebeu a ligação. "Minha vontade era sair gritando, mas não podia. Não contive a emoção: chorei, fiquei com as mãos geladas, tremendo", lembrou ao UOL sobre o momento em que recebeu um convite.

Durante o ato público em Maceió, em junho, a jornalista chamou atenção ao contar a história de vida da mãe, que é técnica em educação aposentada. Ela afirmou na ocasião que a mãe é uma mulher negra da União dos Palmares e sentiu o impacto da "desvalorização do governo Bolsonaro".

"[Minha mãe] estudou em escola pública e criou eu e meu irmãos com muito sacrifício. Venho também da universidade pública. Naquele dia foi um desabafo, uma palavra de esperança da volta de Lula para o povo brasileiro", afirmou ao UOL. Ela também contou que, na ocasião, Lula quebrou o protocolo e a agradeceu pela condução do ato público. "Ele me agradeceu e disse: 'Deus te abençoe'", contou. Ela afirma ainda que se encontrou com Lula antes do segundo turno, que se lembrou dela.

Quem é Charlene Araújo

A alagoana cursou Jornalismo em 2006 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Amante de esportes por influência do pai, que foi massagista de futebol, a jornalista alagoana começou sua carreira como jornalista esportiva.

Atuou principalmente em portais e redações em Alagoas, passando ainda por veículos como Rádio Palmares, Rádio Gazeta, TV Pajuçara e Esporte Interativo. Uma de suas coberturas mais emblemáticas aconteceu em 2021, quando vestiu um turbante e um colar de búzios durante uma transmissão da Copa do Nordeste. Há três anos, Charlene é candomblecista e se tornou uma laô (filha de santo).

Atualmente, ela concilia o trabalho como repórter de campo do Nordeste FC com o trabalho de mestre de cerimônias do governo do Alagoas, função que ocupa desde 2016. Durante esse período, ela foi porta-voz oficial de eventos de Renan Filho, ex-governador e atual Ministro dos Transportes, e de Paulo Dantas (MDB), atual governador do estado.

Mais recente Próxima Primeiras-damas: um histórico do papel das companheiras dos presidentes do país
Mais do Marie Claire

O método de contracepção oferece alguns riscos à saúde, mas eles são raros

O dispositivo intrauterino (DIU) é seguro?

Ex-cantora compartilhou vídeo exibindo look nas redes sociais

Kelly Key aposta em conjunto monocromático roxo para ir malhar

A influenciadora digital visitou uma churrascaria brasileira em Los Angeles

Trabalhando nos Estados Unidos, Kéfera comemora ao comer feijoada: 'Aqui é Brasil'