Por g1 AL

Ufal seleciona alunos de ensino médio que se destaque na área de exatas

Um projeto do Instituto de Matemática, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está ofertando 45 vagas para alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas e particulares. O Novo Ensino Suplementar (NES) funciona como um caça-talentos para formar estudantes que queiram se aprofundar na matemática e na computação (veja mais abaixo como se inscrever).

"Alagoas é um estado rico em talentos e alunos dedicados e a Ufal promove, pela primeira vez, esse curso avançado de matemática, que a gente nomeou como NES, Novo Ensino Suplementar, que como o nome indica, é um suplemento para a formação do aluno do ensino médio", explicou Krerley Oliveira, professor da Ufal.

Krerley reforça que o NES não é um reforço, é um curso de aprofundamento para alunos que são dedicados e querem aprender mais sobre computação e matemática.

O objetivo geral é criar um centro de excelência na formação de talentos para as áreas de exatas, reunindo os melhores estudantes de Alagoas em cursos avançados e atividades no contraturno de suas escolas. A finalidade é formá-los para continuarem seus estudos nas melhores universidades do mundo.

"Esses jovens receberão essa formação diferenciada e a partir daí a gente espera que eles ganhem o mundo e possam retornar para Alagoas para contribuir com o desenvolvimento do estado", disse o professor.

Duração do curso

O curso é gratuito e tem duração de três anos. Serão 12 horas de aulas semanais, ministradas na Ufal no turno diferente do que os alunos estudam o ensino regular.

As aulas estão previstas para começar em 28 de fevereiro. Serão ofertadas no sistema híbrido, com duas aulas online e uma presencial, sempre às sextas, quando será aplicada uma prova avaliativa. Também há a opção das aulas 100% presenciais.

Temas abordados

Na área de computação, serão abordados temas ligados à Ciência de Dados e Inteligência Artifical. Já na área de matemática, as aulas serão voltadas para cálculo diferencial, lógica linear e probabilidade

Alunos vulneráveis

O NES conta com um programa de financiamento que, através de parcerias com empresas nacionais, oferece bolsas para alunos vulneráveis socialmente ou com certas dificuldades de acesso ao polo de treinamento. O sistema de bolsas de estudos é divido nas categorias:

• Transporte
  • Material didático
  • Moradia
  • Escola
  • Alimentação

Inscrições e processo de seleção

As inscrições estão abertas até o dia 16 de janeiro e devem ser feitas no site do Instituto de Matemática. Estão sendo ofertadas 45 vagas.

O processo seletivo dos estudantes é dividido em três etapas principais:

• Prova de acesso
  • Avaliação de Currículo e Anamnese escrita (histórico de participação dem programas como PIC, POTI ou medalhas em olimpíadas científicas dentre outros)
  • Entrevista pessoal

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL