Alagoas

Projeto "Sorriso de Plantão" abre inscrições para voluntários; veja como participar

Para se inscrever, o candidato deve estar com cartão de vacina atualizado

Assessoria | 12/01/23 - 09h11
O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão universitária cadastrado no Curso de Medicina da UFAL em parceria com a Pró-Reitora de Extensão da UNCISAL | Foto: Divulgação

O Projeto de Extensão Universitária Sorriso de Plantão está com inscrições abertas para voluntários. Podem participar estudantes das Faculdades e Universidades de Alagoas, incluindo os alunos dos cursos Tecnológicos da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). As inscrições ficarão abertas no período de 16 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023, pelo endereço eletrônico www.sorrisodeplantao.com.br

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão universitária cadastrado no Curso de Medicina da UFAL em parceria com a Pró-Reitora de Extensão da UNCISAL, sob orientação do Prof. Cláudio Fernando Rodrigues Soriano e da Profa. Maria Rosa da Silva. O objetivo do projeto é capacitar alunos universitários para atuarem como “Palhaços de Hospital”, nos setores de Pediatria e Clínica Médica dos Hospitais conveniados ao projeto.

“Um dos principais objetivos deste trabalho é utilizar a arte do palhaço como uma Prática Integrativa e Complementar no cuidado às crianças e aos adultos hospitalizados”, explicou a Profa. Maria Rosa da Silva. “Os integrantes se caracterizam de palhaços de hospital e se dispõem a compartilhar seus sábados, quinzenalmente, nesses hospitais, utilizando a arte do palhaço, ludoterapia, interações musicais e contação de histórias para oferecer injeções de ânimo e doses de bom humor”, complementou.

Os hospitais conveniados ao projeto são o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA, Hospital Geral do Estado de Alagoas - HGE, Hospital Escola Dr. Hélvio Auto - HEHA, Hospital da Criança e Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol.

O Processo de Seleção destina-se ao provimento de 50 vagas nos Hospitais do município de Maceió. O trabalho é voluntário e os alunos serão certificados como monitores do projeto, com certificado de extensão emitido pela UNCISAL, com carga horária de 200 horas.

Para se inscrever, o candidato deve estar com cartão de vacina atualizado: Covid – 19 (4 doses), Hepatite B (3 doses), dT (3 doses, sendo o reforço a cada 10 anos da última dose), Tríplice Viral (duas doses no cartão infantil e uma dose na fase adulta), Varicela (apenas para as pessoas que não tiveram catapora).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EDITAL: