OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2024

16/01/2023 às 14:00

Projeto de extensão da Ufal abre vagas para universitários que queiram ser “Palhaços de Hospital”

O projeto Sorriso de Plantão, que atua em parceria com as pró-reitoras de Extensão da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, está com inscrições abertas, 16 de janeiro a 20 de fevereiro, para universitários que queiram atuar como “Palhaços de Hospital”, nos setores de Pediatria e Clínica Médica dos hospitais conveniados.

As atividades são desenvolvidas todos os sábados, das 14h às 17h, sendo que os integrantes do grupo devem chegar uma hora antes, porque das 13h às 14h vão organizar as atividades que serão desenvolvidas e conhecer as patologias que acometem as crianças na intenção de não ultrapassar os seus limites durante as brincadeiras. Esse momento também é direcionado para a caracterização enquanto palhaço de hospital.

Podem se inscrever estudantes de todas as áreas do conhecimento - saúde, humanas e exatas -, incluindo os universitários dos cursos Tecnológicos da Uncisal. Para isso, basta preencher a inscrição no site e anexar ao formulário o cartão de vacina [covid – 19 com as quatro doses], Hepatite B [três doses], dT [três doses, sendo o reforço a cada 10 anos da última dose], Tríplice Viral [duas doses no cartão infantil e uma dose na fase adulta], Varicela , comprovante de inscrição ou matrícula em universidade, RG, CPF e comprovante de residência. No dia da prova é preciso doar um brinquedo ou resma de papel listados no edital.

As atividades deste ano no projeto começam dia 6 de maio e vão até 8 de junho de 2024. A seleção será feita com base numa prova escrita, que acontece no dia 11 de março, às 9h, no prédio sede da Uncisal; uma entrevista a ser realizada nos dias 25 e 26 de março, das 9h às 17h, no mesmo local da prova. Além dessas etapas, os selecionados farão apresentações artísticas individuais para mostrar suas habilidades artísticas ou musicais.

Confira o edital completo no [a href="http://www.sorrisodeplantao.com.br/" data-mce-href="http://www.sorrisodeplantao.com.br/"]site.

Sorriso de Plantão

O projeto Sorriso de Plantão atua com o objetivo de amenizar a dor de crianças e acompanhantes no ambiente hospitalar de cinco hospitais da cidade de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol) e sua mais recente adição, o Hospital da Criança.

O projeto atua sob a orientação do professor Cláudio Fernando Rodrigues Soriano e a coordenação da professora Maria Rosa da Silva. Os integrantes se caracterizam de Palhaço de Hospital e realizam visitas de cunho terapêutico em hospitais da capital todos os sábados, auxiliando no tratamento médico-hospitalar e na recuperação ao utilizar a arte do Clown, ludoterapia, interações musicais e contação de histórias.

Ascom Ufal