Dólar com. 5.0723
04 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comitiva de ministros chega ao RS; gabinete permanente será instalado
07/01/2023 às 11h30

Geral

Reitor da Ufal Josealdo Tonholo discute parcerias com produtores da própolis vermelha

Divulgação

Representantes da União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis) se reuniram com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e com membros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) para discutir possíveis parcerias com a instituição no âmbito da pesquisa e da comercialização do produto.

Participaram da reunião o professor Ticiano Gomes, do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF); Silvia Uchôa, Berenice Pimentel, Rodrigo Carvalho, Carolina Conde, da Propep; além de César Lima, Diogo dos Anjos, Mário Agra e Mário Calheiros, representando a Uniprópolis. Na ocasião, foi debatida a importância da implementação de estratégias para alavancar a produção e as vendas da própolis e produtos derivados.

"É uma sorte encontrar em Alagoas um produto com tamanho diferencial. A Ufal teve a sua importância no desenvolvimento de pesquisas que comprovaram a eficácia e as diversas aplicações da própolis. Entretanto, nosso maior problema, agora, se configura na esfera mercadológica. Temos mais de 200 produtores e a expectativa pelo escoamento do produto foi gerada, entretanto, faltam investimentos nesse sentido", avaliou Mário Calheiros.

De acordo com Rodrigo Carvalho, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Propep, a Ufal é responsável por 52% do total de patentes sobre própolis vermelha depositadas no Brasil e por 12% dos depósitos internacionais na Organização Mundial da Propriedade Intelectual [Wipo - World Intellectual Property Organization]. Pesquisadores da Universidade, como Ticiano Gomes, têm se debruçado sobre as mais diversas aplicações do produto, como o uso tópico em lesões causadas pela leishmaniose ou em materiais dentários.

Para o reitor Josealdo Tonholo, a Universidade pode auxiliar em ações de reconhecimento e comercialização, promover cursos e programas de divulgação para alavancar as vendas. Além disso, propôs a elaboração de um projeto macro que englobe tanto o monitoramento de falsas indicações geográficas [uso indevido do selo de denominação de origem de Própolis dos Manguezais de Alagoas], como o impulsionamento do turismo científico e ecológico como forma de abrir portas para o financiamento. "É inegável a importância da própolis como um produto genuinamente alagoano, que traz impactos sociais, econômicos e científicos, que pode de ser comprovado pelo quantitativo de pesquisas de produzimos sobre a temática na nossa Universidade. Por isso, precisamos investir em estratégias de divulgação e de adensamento da cadeia produtiva", explicou.

Ufal promoverá evento

Na próxima terça-feira (10), a Ufal promoverá o seminário Própolis Vermelha de Alagoas: avanços e perspectivas, em parceria com o Sebrae, a Uniprópolis, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade de São Paulo (USP).

A atividade acontecerá no Sebrae Alagoas, a partir das 8h, e contará com a participação dos pesquisadores Severino de Alencar (USP), Simone de Lira (USP) e Alan Sartori (USP). Na mesma data, membros da Uniprópolis e pesquisadores da Ufal e da USP participarão de uma audiência com o governador Paulo Dantas para apresentar pesquisas e discutir eventuais ações para fomentar a produção.

Fonte: Ascom Ufal