Lula admite manter Augusto Aras na PGR. Renan repudia: "Aras não pode ser reconduzido!"
"Não se calem" - projeto de Cibele Moura sugere medidas de proteção às mulheres contra estupros

“Nise da Silveira e a Administração Pública”, obra literária a ser lançada na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas pelo seu autor, professor da Ufal e Procurador de Estado Fábio Lins, aborda aspectos da vida da psiquiatra alagoana (1905-1999) nunca dantes revelados.

O livro revela, dentre outros fato novos, a Nise da Silveira servidora pública, como explica o próprio Fábio Lins:

“Nise vivenciou inúmeras experiências administrativas, tais como: seu afastamento e prisão por convicções ideológicas e o rechaço ao uso de métodos terapêuticos por ela considerados desumanos, agressivos e ineficazes. Além da introdução de diversas formas de tratamento psiquiátrico até então não empregadas no Brasil, como a arteterapia, a valorização da liberdade e do afeto, e o uso de animais como coterapeutas dos pacientes.”

A motivação do autor para escrever sobre a psiquiatra alagoana foi a Presidência da República, em 2022, não aceitar a inclusão de Nise no livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

“O veto da Presidência se deu sob o argumento de que não seria possível avaliar ‘a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação’, assim como não deveriam ser priorizadas homenagens a personalidades da história do País a partir de ‘ideais dissonantes das projeções do Estado Democrático’. Esse episódio foi decisivo para que eu decidisse iniciar a escrita deste livro”, explica Fábio Lins.

O lançamento de “Nise da Silveira e a Administração Pública” está agendado para 12 de agosto, das 19 às 21 horas, na Sala Mangaba, do Centro de Convenções de Maceió, com direito a palestra com o mesmo tema, do próprio Fábio Lins.

 

Atualmente não há comentários.