Dólar com. 5.104
20 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Arte, cultura e empreendedorismo se encontram em feira LGBT+ na Ponta Verde
15/07/2023 às 13h00

Prefeitura conclui ações da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal em Maceió

Dados do levantamento domiciliar, iniciado em 2021, irão colaborar para definição de políticas públicas na área odontológica de todo o país

Equipes percorreram domicílios localizados em 29 setores censitários da cidade. - Victor Vercant/Secom/Maceió

A Saúde de Maceió encerrou, na última semana, todas as ações do SB Brasil - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que vinha acontecendo desde 2021 nas residências de Maceió. O censo, que ocorre sob supervisão do Ministério da Saúde (MS), tem o objetivo de mapear a situação dentária dos brasileiros para embasar o planejamento das futuras políticas públicas na área da odontologia.

Para a pesquisa, foram escaladas 14 equipes de saúde bucal, que percorreram domicílios localizados em 29 setores censitários da cidade, sorteados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização de entrevistas, exames bucais e preenchimento de formulários com informações posteriormente encaminhadas ao MS.

A pesquisa teve como público-alvo crianças e adolescentes de 5, 12 e 15 anos, além de jovens de 19 anos, adultos de 35 e 44 anos e idosos de 65 e 74 anos. Durante o trabalho desenvolvido, as equipes de saúde bucal da capital examinaram 1.519 maceioenses.

A gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, afirmou que a conclusão da pesquisa traz grande impacto para as futuras da área, já que revela a situação atual relacionada aos agravos bucais da população de Maceió.

“Nosso sentimento é de missão cumprida, pois alcançamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Maceió e temos certeza de que, os dados coletados por nossas equipes irão nos dar uma noção exata sobre o perfil epidemiológico em saúde bucal da capital, colaborando  com planejamentos e ações mais assertivas para atender toda a população”, enfatizou.

A pesquisa na capital foi realizada com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que disponibilizou profissionais para participação do estudo, com a oferta de treinamentos presenciais para os profissionais que atuaram na pesquisa e estudantes residentes que auxiliaram durante todo o processo.

Sobre o SB Brasil

O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida em decorrência da emergência sanitária do coronavírus. O estudo é realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde. Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O estudo visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

O projeto acontece em todos os municípios brasileiros de forma paralela. Após receber todos os dados sobre essa avaliação odontológica clínica, o Ministério da Saúde, com contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fará um estudo com o objetivo de criar políticas públicas para a saúde dos brasileiros.

Fonte: Ascom SMS