Julho das Pretas promove debate amplo entre mulheres negras alagoanas; confira a programação

O dia 25 de julho se tornou um marco para as mulheres negras em 1992, durante o Primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu em Santo Domingo, na República Dominicana, quando foi instituído o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha.

Desde então, mulheres negras de todo o mundo se mobilizam durante o mês de julho para reiterar a luta contra o racismo, a violência de gênero e todas as formas de opressão impostas socialmente às mulheres pretas.

No Brasil, a data foi instituída pela presidenta Dilma Rousseff em 2014, quando foi criado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Como parte dessa mobilização, a Bancada Negra, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza o Julho das Pretas. O evento acontece nos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Reitoria da Ufal.

A proposta é de um encontro de mulheres negras para conversar sobre suas vivências. “Vamos discutir projetos que visem o bem viver da população preta na capital alagoana. Através da reunião dessas vozes potentes, que se articulam de formas múltiplas na luta da defesa social, celebraremos o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha”, destaca Alycia Oliveira, integrante da Bancada Negra e pesquisadora do Neabi.

Além das mesas, que discutirão temas como as cotas raciais e políticas de gênero na universidade, a violência contra a mulher em Alagoas e a presença de mulheres negras na política, o evento também contará com uma feira afroempreendedora, exposições artísticas e com um Baile Black, que será comandado pela artista alagoana, Ádija Rocha.

Entre as palestrantes previstas para os dois dias de atividade, está a pernambucana Robeyoncé Lima, primeira advogada travesti preta de Pernambuco, que recebeu mais de 80 mil votos na última eleição para deputada federal. Ela é vice-presidenta da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/PE e vai falar sobre a sua trajetória política e sobre a importância da representatividade no meio parlamentar.

Confira a programação completa:

10h / Abertura: Mesa 1 – Mulheres negras: arte e resistência

Com Joelma Ferreira, Salete Bernardo, Everlane Moraes e Mary Alves