Novas ações para Educação nos municípios são apresentadas a gestores

18/07/2023 06:44 - Interior
Por Assessoria
Image

Com temas voltados diretamente à Educação, Undime e AMA reuniram técnicos de várias áreas para apresentar soluções e projetos com objetivo de fortalecer o ensino e diversificar o conhecimento. A vice-presidente da Associação, prefeita Jeane Moura, que coordenou a reunião, disse que manter essa parceria com secretárias e secretários, garante o fortalecimento das ações nas cidades.

Apresentado por Andrezza e Marcio Amaral  do grupo Soletra , o tema segurança nas escolas foi apresentado através da literatura paradidática que pode de forma simples, lúdica e eficaz de levar mensagens profundas e importantes a todos os atores envolvidos no ecossistema da segurança escolar. O objetivo é capacitar na prevenção em segurança no ambiente escolar em cumprimento às diretrizes do Governo Federal com foco na cultura da paz, respeito a diversidade e outros instrumentos que consigam barrar a violência nas escolas e evitar o policiamento nas escolas.

Confira aqui a apresentação

A prefeita Rosiana Beltrão, também vice presidente da CNM, ressaltou a importância do tema, principalmente quando se fala de conhecimento, a base do processo de construção. “Porque Educação se faz em casa, e hoje os professores estão vivendo uma dupla jornada, exercendo o papel das famílias. A segurança é papel de toda comunidade escolar, incluindo os pais”, frisou a prefeita.

Além do assunto segurança, a Undime apresentou, através da professora Vera Pontes, da Ufal, o projeto interdisciplinar de fomento e divulgação de ciência e tecnologia, que será desenvolvido nas escolas, principalmente onde o IDH precise de reforço. Os municípios deverão assinar um termo de cooperação para execução das etapas que serão avaliadas através de critérios.

Conheça aqui

As novas etapas do projeto Escola da Terra, que havia sido suspenso em Alagoas, também foram apresentados pelos professores Railton Ferreira e Ana Maria Vergne, do Fórum da Educação no Campo que retoma as atividades de formação continuada dos professores, voltada para os povos indígenas quilombolas,  Com o objetivo central de atuar nas series iniciais até o nono ano através da orientação metodológica, o Fórum é o principal parceiro dos municípios nessa linha de atuação.

Confira aqui a apresentação

Djalma Barros, presidente da Undime, diz que o leque da Educação é amplo e em constante evolução. “É por isso que recorremos a parceria com a AMA, para mostrar aos gestores novos projetos e tecnologia. São novas ações, inclusive pedagógicas, que estão sendo cobradas pelo Ministério Público Estadual dentro da ótica da educação inclusiva”.