AGENDA

CESAR sediará conferência internacional

19/07/2023 12:23

Focada em inteligência artificial na educação, AIED acontece pela primeira vez na América Latina.

A CESAR School foi criada em 2007 e possui 1,5 mil estudantes. Foto: Divulgação/CESAR

Tamanho da fonte: -A+A

A CESAR School, escola do conhecido centro de inovação sediado em Recife, será a sede da International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) em 2024.

Pela primeira vez na América Latina, o evento terá sua 25º edição entre os dias 8 e 12 de julho do próximo ano. A expectativa é receber cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo.

“Estamos muito felizes e orgulhosos em poder receber essa conferência tão importante e significativa para a educação no mundo todo. Recife tem um ecossistema inovador e com muito potencial. Será um prazer trocar experiências com tantos nomes relevantes da área”, afirma Rafael Ferreira Mello, professor da CESAR School.

O comitê para trazer a AIED foi formado pela CESAR School, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

“O evento será benéfico não só para o Brasil, mas também para todos os pesquisadores de países latino-americanos, que ainda não tiveram a oportunidade de sediar uma AIED”, afirma Mello. 

A última edição da conferência aconteceu neste ano, entre os dias 3 e 7 de julho, em Tóquio. Em anos anteriores, já aconteceu em países como Inglaterra, Holanda, Marrocos e Estados Unidos.

“Vamos nos preparar para realizar um evento com excelência, que envolva grandes debates e fomento à educação. Esperamos que mais países da América do Sul e Latina possam receber essa conferência tão importante para o setor”, comemora Victor Hugo D’Albuquerque Lima, diretor executivo da CESAR School.

Fundado há 25 anos, o CESAR faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas. Em 2022, a instituição teve um crescimento de 37% na receita.

Com mais de mil colaboradores, a organização possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuando também em São Paulo, Rio de Janeiro e na Flórida.

Além disso, administra a CESAR School, uma escola de inovação criada em 2007 com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas do mercado, e atua na aceleração de novos negócios.

A escola possui 1,5 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, mestrado e doutorado. A CESAR School é, por exemplo, sede do primeiro mestrado profissional em engenharia de software do Brasil.

Veja também

INOVAÇÃO
MCTI investe R$ 58 mi em Pernambuco

Valor será dividido entre três unidades Embrapii do estado.

BRASÍLIA
Calheiros, ex-CESAR, é secretário do MCTI

Nome tarimbado assume posição no Ministério da Ciência e Tecnologia.

INOVAÇÃO
Cesar tem novo gerente de relações institucionais

Guilherme Calheiros fez carreira no Porto Digital, parte do centro de inovação.

EXPANSÃO
Cesar abre operação em Portugal

Centro de inovação de Recife agora tem unidade em Aveiro, uma cidade pólo.

RITMO
Governo: sem pressa com a Ceitec

Brasília demora 50 dias só para nomear o grupo de trabalho para lidar com estatal.

MARKETPLACE
Enjoei compra Elo7

Empresa brasileira tinha sido vendida há dois anos para a norte-americana Etsy.