Codevasf Revitaliza o Rio São Francisco com Projeto Inovador de Produção de Camarão-Pitu em Sergipe

Nesta semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) comemora 49 anos de atuação em Sergipe, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região. Entre suas iniciativas destacadas no estado, destaca-se a produção de camarão-pitu no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em Neópolis (SE), como parte de um projeto inovador com o objetivo de revitalizar a ictiofauna do rio São Francisco.

Um Novo Foco para a Recomposição do Rio São Francisco

Em 2018, a Codevasf, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Polo Penedo), deu início a um laboratório de pesquisa e produção do camarão-pitu no Centro Integrado de Betume. No ano seguinte, foram iniciadas as ações de repovoamento do rio com cerca de 100 mil pós-larvas da espécie ao longo do Baixo São Francisco.

A Importância Econômica e Social do Projeto

O projeto do camarão-pitu tem ganhado grande repercussão por se tratar de uma espécie com importância econômica e social na região. As etapas do trabalho abrangem desde a captura de espécimes nativas, devidamente licenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até a reintrodução no ambiente natural após o ciclo completo de desova, larvicultura e produção das pós-larvas.

Parcerias para a Expansão do Projeto

Devido à relevância dessa ação para a bacia do rio São Francisco, o Centro Integrado de Betume tem recebido contatos de diversas instituições públicas e privadas de diferentes estados interessadas em estabelecer parcerias para estender os trabalhos a outros locais. Essa busca por colaborações reflete a importância de preservar e recuperar os estoques do camarão-pitu, uma espécie ameaçada de extinção.

A Contribuição da Codevasf em Sergipe

“Esse é um trabalho de grande relevância para a bacia do rio São Francisco. O camarão-pitu está em risco de extinção e, com esse projeto, a Codevasf contribui para recuperar os estoques de uma espécie com grande importância econômica e ambiental”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Thomas Jefferson França da Costa.

Histórico e Missão da Codevasf

A Codevasf, empresa pública de direito privado, foi criada pela Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, e atualmente está vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Com foco nas vocações e potencialidades locais, a Companhia atua na melhoria de vida e desenvolvimento socioeconômico em sua área de atuação. Suas ações abrangem projetos de agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas e oferta de água para garantia da segurança hídrica.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

Imprensa24h