OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

03/07/2023 às 16:56

Festival de Música de Penedo lança edital e abre as inscrições para a 2ª Mostra Autoral Velho Chico

Noite de encerramento do Festival de Música no ano passado. Ascom Secult Noite de encerramento do Festival de Música no ano passado. Ascom Secult

Já foi dada a largada para a edição de 2023 do Festival de Música de Penedo (FEMUPE), que acontecerá entre os dias 17 a 21 de outubro. Junto ao festival será realizada também a 2ª Mostra Autoral Velho Chico.

Compositores podem realizar as inscrições até o dia 3 de agosto no site oficial do festival, acessando aqui, ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, na Rua Damazo do Monte, nº 144, Centro Histórico, Penedo, de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Para participar, os candidatos terão que ser maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou também estrangeiros com permanência legalizada no Brasil e com residência comprovada há 1 ano completados até a data da inscrição. É importante ressaltar que os candidatos devem ser Microempreendedor Individual (MEI) com finalidade cultural ou pessoa física representada por MEI com finalidade cultural.

No total, 16 composições vão integrar a Mostra. Quem for selecionado receberá cachê de R$1.000 por música escolhida, lembrando que cada artista pode ter até duas escolhas. Serão considerados os critérios de singularidade e originalidade; caráter inovador; qualidade artística e técnica; adequação do trabalho à sua proposta estilística; e diversidade.

A Mostra de Música Autoral Velho Chico faz parte da programação do Festival de Música de Penedo e, de acordo com o coordenador Vanilson Coelho, pretende estimular e difundir a produção musical autoral em seus diferentes gêneros. “A perspectiva para este ano é que haja mais participantes pelo fato de muitos já conhecerem a mostra. A mostra de 2022 foi um sucesso e, com certeza, os músicos já estão aguardando o edital deste ano. Tivemos inscritos de Alagoas e de outros estados, como Sergipe, Paraná e São Paulo”, completou.

Na edição do ano passado, Vanilson Coelho ressalta que houve uma boa participação de artistas penedenses. “Tivemos mais de 40% de participação de músicos de Penedo e região. Isso foi muito bom para o festival, porque não tínhamos na programação a música popular daquela região ribeirinha. Nossa proposta é incentivar a música autoral entre os ribeirinhos. Por isso foi muito importante a mostra realizada em 2022”, revelou Coelho.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância de apoiar esse tipo de iniciativa. "O apoio a eventos como o Festival de Música de Penedo é uma maneira concreta de investir no talento e na cultura alagoana, impulsionando a formação de novos artistas e valorizando nossa identidade cultural”, disse.

“Esse festival, que já se tornou um evento tradicional em nossa região, é uma vitrine para os talentos musicais locais e uma oportunidade de promover o intercâmbio cultural entre artistas de diferentes partes do país. Além disso, o Festival de Música de Penedo contribui para o desenvolvimento econômico da região, atraindo turistas e gerando oportunidades de negócios para os empreendedores locais.”, destacou a secretária.

A Mostra de Música Autoral Velho Chico será dia 19 de outubro, no Largo de São Gonçalo, no Centro Histórico de Penedo. Para quem não puder estar pessoalmente, o Festival de Música de Penedo irá transmitir ao vivo as apresentações desse ano e ficará disponível em período definido pela comissão organizadora.

Ryan Charles / Ascom Secult com Simoneide Araújo / Ascom Ufal