OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de maio de 2024

06/07/2023 às 18:59

Dia Mundial da Alergia alerta para uma das doenças mais frequentes no mundo

No dia 8 de julho é celebrado o Dia Mundial da Alergia. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para promover a conscientização para uma das doenças mais frequentes do mundo. De Acordo com o órgão atualmente cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com asma, 250 milhões apresentam alergia alimentar, 400 milhões sofrem com rinite e 25% da população já desenvolveu alergia a algum fármaco, atingindo indivíduos em todas as faixas etárias, comprometendo de forma significativa a qualidade de vida dessa população.

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL/Ebserh), uma das Unidades da Ebserh, possui um ambulatório específico para tratamento de alergias. Por lá são atendidos uma média de 120 pacientes por mês. De acordo com o médico alergologista e imunologista do HUPAA, Iramirton Moreira, a maioria dos pacientes procuram o local por conta de alguma alergia respiratória.

“A rinite alérgica é o que mais aparece, mas não podemos deixar de citar outros tipos de alergia sobretudo a alimentar. Como somos referência no atendimento no estado de Alagoas, também tratamos de casos graves inclusive de alergias alimentares”, disse Iramirton Moreira.

O médico Iramirton Moreira explica que os sintomas da rinite são comuns a outros quadros, como resfriados, por isso mesmo, para um diagnóstico correto, de acordo com ele, é necessário observar a história clínica do indivíduo, além de realizar exames e testes alérgicos.

A Alergia é uma resposta do sistema imunológico contra substâncias, que normalmente são consideradas inócuas, ou seja, não causam mal à maioria das pessoas. No entanto, em pessoas predispostas, o contato com tais substâncias através  das vias respiratórias e da pele, ou por ingestão, leva a diferentes manifestações no organismo.

Cuidados

Além do tratamento ambulatorial, o alergologista lembra que cuidados simples podem evitar o agravamento de uma rinite. “É muito comum que as pessoas se acostumem a ter rinite e procurem um médico quando isto afeta a qualidade de vida do paciente. No entanto, cuidados básicos podem afastar as recorrentes crises da doença. Para isso, é preciso ficar atento ao ambiente, não só da casa, mas também o trabalho, como forma de evitar o contato com ácaros e pelos de animais, por exemplo”, afirmou Iramirton Moreira.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom HUPAA