Candidatos da Chapa 1 visitam Hospital Universitário e ouvem demandas dos profissionais da saúde

07/07/2023 08:00 - Interior
Por Assessoria
Image

Dando continuidade ao processo de diálogo com a comunidade universitária, a profa. Rita de Cássia Souto Maior e o do prof. João Araújo, atualmente diretores da Faculdade de Letras e da Faculdade de Nutrição respectivamente, e candidatos à reitoria da Universidade Federal de Alagoas - Gestão 2024-2028, estiveram ontem (dia 06/07) com profissionais da saúde, no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA. Segundo relatam os candidatos e apoiadores que estiveram presente ao evento, foram pautados, no debate, aspectos como as condições de trabalho, a qualidade na formação dos profissionais que ali atuam, a importância humanização e fortalecimento da Política Nacional de Humanização em Saúde nos diversos setores do hospital e a excelência no atendimento público. O candidato a vice-reitor afirmou que o plano de gestão da chapa 1 apresenta compromissos que incluem fortalecimento da pesquisa, da extensão e o valorização dos programas de residência já existentes e ampliação responsável e dialogada com preceptores e com as Unidades Academicas da UFAL para abertura de novos. A exposição de prof. João Araújo que, com pertinência, demonstrava propostas de ações factíveis dentro do cenário apresentado pelos participantes, foi muito bem recebida.  A profa. Rita concluiu o debate destacando a importância da transparência e da construção de políticas de planejamento na gestão universitária, com resgate da pluralidade de vozes dentro do HUPAA. O encontro prezou pela interlocução atenta e escuta ativa e ocorreu intercalado ao som de canções como “Um Novo Tempo”, de Ivan Lins, e “Velha Roupa Colorida”, de Belchior, tocadas pela artista violonista Natalhinha Marinho.

Os candidatos da Chapa 1, Ufal Plural: um novo tempo para a Democracia,  estão nas redes sociais destacando a importância da participação da Comunidade nesse processo. A consulta pública será virtual (on-line) e ocorrerá, em 1º turno, de 1º a 02 de agosto; e, em 2º turno, de 08 a 09 de agosto.