Menu lateral
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

HOME > notícias > MACEIÓ

UFAL tem menor orçamento em 14 anos para despesas correntes

Instituição informou que, atualmente, com dívida acumulada estimada em R$ 15 milhões, o orçamento discricionário deste ano é de 13% abaixo da inflação

Por meio de nota técnica, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) informou que o orçamento de 2023 é o menor para despesas correntes desde os anos iniciais do programa de Restruturação e Expansão das Universidades (Reuni), em 2009. Uma nova redução de valores para o funcionamento da instituição foi efetuado, como mostra a Lei 14.535/2023 (Lei Orçamentária Anual - LOA), que apresenta o orçamento fixado para este ano.

"Vale lembrar que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) foi encaminhado ao Congresso Nacional em 2022, e diz respeito ao orçamento da União aprovado para o exercício financeiro de 2023. Segundo a Nota, a média de empenho por ano dos últimos cinco anos para contratações e terceirizações de serviços de funcionamento e manutenção da estrutura da Ufal é de R$ 54,5 milhões anual. Com muita economia, a projeção para 2023 é de um custo de R$ 53,9 milhões, mas ainda abaixo do necessário para o funcionamento", explicou a UFAL.

Atualmente, com dívida acumulada estimada em R$ 15 milhões, a instituição tem o orçamento discricionário deste ano é de 13% abaixo da inflação (IPCA) do período.

De acordo com a UFAL, o Decreto de Execução Orçamentária - publicado em 16 de fevereiro deste ano - autoriza distribuir os limites de empenhos por órgão orçamentário. Dessa forma, o MEC autorizou a liberação imediata de 24% do total das despesas discricionárias. A expectativa é que a partir de abril um novo decreto seja publicado e só então será possível a descentralização de recursos para as unidades acadêmicas, administrativas, órgãos de apoio e campi fora de sede.