Cidades

Resistência nos terreiros é tema de debate do Tambor Falante

Projeto realiza sua primeira edição de 2023 na quarta-feira (15)

Por Assessoria 10/03/2023 17h21
Resistência nos terreiros é tema de debate do Tambor Falante
Evento acontece no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) - Foto: Dicom TJ/AL

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realiza, na próxima quarta-feira, dia 15, às 8h30, a primeira edição de 2023 do Projeto Tambor Falante, com o tema “Desafios, Ética e Resistência nos Terreiros”, que acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), localizado na Praça Deodoro, Centro. A atividade acontece em parceria com o TJ/AL, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, e terá como palestrantes Vanda Machado, Iya Egbé do Ilê Axé Opo Afonjá, em Salvador (Ba), Doutora em Educação, historiadora e professora colaboradora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, e Valter Duarte Odará, professor da Ufal e Doutor em Filosofia Africana.

O objetivo é marcar a passagem de 21 de março - Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei 14.519/23, de iniciativa do deputado federal Vicentinho (PT) e sancionada pelo presidente Lula, no início de janeiro deste ano. Como também celebrar o Dia Internacional pela Eliminação do Racismo, que transcorre igualmente em 21 de março, e proporcionar a estudantes, professores, militantes, religiosos das religiões de matrizes africanas e a sociedade em geral um momento de reflexão e debate a respeito do tema e da necessidade de se ampliar e fortalecer a luta contra o racismo religioso e todas as demais formas de discriminação racial.

Também faz parte da programação, uma visita dos participantes ao Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário. Segundo o coordenador geral do Anajô, Benedito Jorge da Silva Filho, a realização desse Tambor Falante já estava no planejamento das ações do Anajô, sendo o primeiro de uma série de sete edições previstas para este ano, mas a escolha do tema se apresenta ainda mais importante diante dos recentes atos de violência e racismo religioso ocorridos em Maceió e em outras partes do Brasil.

O Tambor Falante é um dos projetos estratégicos do Anajô, em formato de roda de conversa, que acontece em espaços diversos, sobre temas relevantes que dizem respeito à realidade, perspectivas e desafios da população negra e da cultura afro-brasileira. A atividade serve também para ampliar a divulgação do projeto Vamos Subir a Serra, que este ano vai para a sétima edição.

Serviço:

O que: Tambor Falante

Quando: dia 15 de março de 2023, às 8h30

Onde: Auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas

Contato: Valdice Gomes (82. 99999-1301)