Roteiro cultural

Intercambio entre Quilombo Lunga e Batukadeiras de Cabo Verde é tema de roda de conversa

Por Assessoria 11/03/2023 09h08 - Atualizado em 11/03/2023 09h45
A Roda de Conversa sobre o documentário "Quilombo Lunga e as Batukadeiras São Domingos" que trata a troca e vivência desses povos vindos de África - Foto: Divulgação

Muita música e ancestralidade movimentam a tarde de hoje (11) com a Roda de Conversa sobre o documentário "Quilombo Lunga e as Batukadeiras São Domingos". A ocasião também vai falar sobre a visita especial das Batukadeiras ao território Lunga, proporcionando um grande e importante intercâmbio cultural.

A Roda de Conversa acontece a partir das 16h30 no Novo Jardim Livraria e Café, localizado na Cidade Universitária, com show do cantautor paraibano Naldinho Freire. E com a participação de convidados especiais, o bate-papo vai falar sobre a importância que o Território Lunga possui através de suas memórias em Alagoas e sobre as tradicionais Batukadeiras de São Domingos - Cabo Verde. Esta ação é um projeto realizado através de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Paulão com convênio firmado entre Ministério da Cultural e a Associação PopFuzz.

Fazem parte deste momento o cantautor paraibano Naldinho Freire, que já realizou projetos de sensibilização musicial em escolas de Alagoas, fez parte da Fundação Nacional de Arte (Funarte/MinC) de 2011 a 2016, e com um trajetória que conta com 1 vinil, 1 DVD, várias participações em coletâneas musicais e 3 CDs lançados, sendo o último em 2021 com o relançamento do LP Lapidar de 1995. Ao final da Roda, o mesmo fará uma apresentação musical juntamente com Gabriel Freire. E em nome do Território Lunga teremos a participação de Antônia do Espírito Santo, mais conhecida como Tonha, ela é bisneta da Mestra Firmina e representante do Quilombo Lunga ajudando na preservação da memória, culinária e tradições orais do povo remanescente quilombola em Alagoas.

Para Naldinho Freire, a relação entre Cabo Verde e Alagoas vêm de muito tempo através do que mais ama, a música. Sua passagem pelo país lhe proporcionou novas experiências como músico e ser humano, o que lhe trouxe novas visões para poder compor e se expressar. A ação surge para enfatizar a relação entre dois povos que, mesmo distantes, preservam ancestralidades africanas de forma enriquecedora: “Vai ser um momento bastante significante para Alagoas e Cabo Verde. Estou muito feliz em estar envolvido diretamente nesse documentário e, principalmente, nesse intercâmbio cultural entre as Batukadeiras de São Domingo e o Quilombo Lunga, pois ambos preservam suas histórias através das músicas, rituais e danças. Tudo isso colabora para o processo importante da nossa memória. É único”, disse.

Em nome da pesquisa e da Universidade teremos Jadir Pereira, professor, ator e diretor (Cia Teatro da Poesia), que sempre está presente nas festividades e atividades realizadas no Quilombo com seus registros fotográficos. É mestre em Estudos Literários e doutorando em linha de Literatura: Poéticas, Cultura e Memória (PPGGLL-UFAL). E Keka Rabelo, que atua há mais de 20 anos na comunicação popular em Alagoas, é uma das idealizadoras do projeto de extensão “Bureau de Comunicação Comunitária da Ufal” e tem bastante atuação com produção cultural, memórias e ancestralidade nos projetos Consciência Lunga e Festa do Meado, junto Antônia coordenam núcleo de producao e comunicação no Território Lunga

Jadir descreve o momento como uma troca linguística de vivências mantidas e transmitidas, em sua grande maioria, mulheres. E que nada melhor que promover algo tão grandioso exatamente no mês da mulher: “o momento promove a troca linguística entre o falar das remanescentes quilombolas e o criolo cabo verdiano, demonstrando que temos muito mais em comum do que se imagina com suas tradições mantidas pelas mulheres, neste importante mês de março celebrando suas lutas”.

Texto produzido por Pei Shung Fon, Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e adjunta Keka Rabelo e em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, dentro do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através da Secretaria de Diversidade Cultural - Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

O que: Música e Ancestralidade: roda de conversa e apresentação musical tem como tema intercambio entre Quilombo Lunga e Batukadeiras de Cabo Verde nesse sábado (11), em Maceió

Data: 11 de março

Horário: 16h30

Local: Livraria Novo Jardim e Café – Res. Novo Jardim, módulo 1, quadra G-17 – Cidade Universitária