E,no Março Negro, o projeto” Um Quilombo dos Baobás” faz brotar novas sementes no território de Batalha, em Alagoas. Salve!

12/03/2023 12:45 - Raízes da África
Por redação
Image

Foi o quilombola, Tiago da Silva, estudante da UFAL, onde cursa agroecologia, do programa nacional de educação na reforma agrária, o articulador do retorno dessa ativista ao Quilombo Cajá dos Negros, no município de Batalha, no domingo, 05 de março,

Tiago é sobrinho da liderança Ivaniza Leite, e neto do seu  Onorato Leite da Silva, 86 anos, o mais velho representante  do quilombo Cajá dos Negros, no município de Batalha, Alagoas.

Um ancestral da história!

A ideia primeira do convite era plantio do Baobá, através do projeto Um Quilombo dos Baobás, mas, ressignificamos à proposta, com o encontro Março Negro, que ensejou a criação de poentes de diálogo entre mulheres urbanas, do Coletivo de Mulheres Pretas, Periféricas e Quilombolas de Cajá.

Mulheres iguais, em territórios diferentes, debatendo um tema comum: o racismo estrutural.

Em outras conversas, Tiago expõs seu interesse de promover o resgate histórico da árvore da planta símbolo do Quilombo, o umbu-cajá, com a criação de um viveiro de mudas, a partir do projeto da PRONERA, como também com mudas de Baobá..

É importante ressaltar o comprometimento do Thiago,  em reafirmar  a identidade quilombola e o posicionamento político de construir essa identidade.

Quais as ferramentas que a Universidade Federal de Alagoas dispõe para apoiar projetos-resgate da história, lugar de pertença, especialmente de  alun@s quilombolas?

Foram horas ricas de troca de experiências e construção de caminhos, conversas robustas que enraizaram compromissos com o plantio do  Baobá, em área central do Quilombo.

O Projeto "Um Quilombo de Baobás" idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas , e o então mandato da deputada estadual, Jó Pereira (2015-2023) tem como princípio substantivar os quilombos como   territórios sagrados de histórias e geografia de lutas.

As mudas dos Baobás são trazidas, diretamente, de Pernambuco por, Jó Pereira.

A ação Março Negro, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas contou com o apoio da AMA,FIEA, Jó Pereira e Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial

E , no Março Negro, o  projeto Um Quilombo de Baobás fez o plantio da 11ª árvore sagrado.

Em Cajá dos Negros, municipio de Batalha, enraizando nossas energias ancestrais e cuidados, com o território

Salve!