Dólar com. 5.1109
IBovespa 0.58
02 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
16/03/2023 às 14h00

Geral

Professor lança livro sobre encantos e desencantos da laguna Mundaú

Obra será lançada no próximo dia 20 de março pela Edufal e discute as potencialidades da região lagunar

Divulgação

O arquiteto e professor da Universidade Federal de Alagoas Rubens Duarte lança, no próximo dia 20 de março, a obra Laguna de encantos e desencantos, com apoio da Editora da Ufal (Edufal) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL). Contando a história do surgimento e das transformações da cidade de Maceió a partir da laguna, passando pelos simbolismos, representatividade e a contextualização dos encantos e desencantos da região, o livro traz de forma prazerosa e poética, um novo olhar sobre a cidade.

“Desde quando fiz o curso de Arquitetura na Ufal despertei para ver as mudanças em Maceió. Nasci nessa região e vivenciei uma grande alteração na nossa laguna com a construção do Dique Estrada, que ocupa uma área de 202 hectares, ou 202 campos de futebol. Escolhi estudar essas transformações a partir da laguna, e como a cidade é um espaço dinâmico, resolvi analisar tudo isso apresentando os encantos e os desencantos  de toda região lagunar na cidade”, explica o professor.

Lançada pela Edufal, às 14h30 no auditório do LCCV no Campus A. C. Simões, a obra é fruto do doutorado do professor Rubens, mas não é uma cópia da tese. “Eu terminei o doutorado em 2019 e resolvi para o livro, além de reorganizar todo o texto, atualizar as informações com dados e acontecimentos até 2021. Vários são os olhares construídos em relação a história e à evolução urbana de Maceió, mas um ponto intrigante é que o mar, a laguna, os rios e canais, influenciam diretamente as relações socioeconômicas existentes aqui”, explica.

Encantos e desencantos

Sobre o título do livro, Duarte explica que os encantos são as qualidades de admiração e encantamento que permeiam a atração do ver Maceió pelo olhar da laguna e a região do entorno, causando deslumbramento e aceitação. Já o desencanto é a situação oposta, a frustração, a tristeza e a sensação de impotência em relação à realidade diante de fatos nocivos e danosos à região lagunar.

Ele destaca ainda que a laguna teve papel importante na cidade até 1960/1970, quando mar e laguna tinham a mesma condição de similaridade, ou seja, eram ambos os corpos d’água mais expressivos da cidade. “A partir da década de 1970 acontece a transição desse imaginário. Com a urbanização da área da Pajuçara, a implantação da Salgema e a implementação de uma política de turismo, acontece uma ressignificação do encanto e desencanto, valorizando-se o mar como local de lazer e cartão postal da cidade.

Laguna ou Lagoa?

A laguna Mundaú é conhecida por todos nós como lagoa, mas o professor Rubens Duarte explica o erro na nomenclatura. “Ela é uma laguna por possuir ligação com o mar e um ecossistema rico, diferenciado por conta dessa ligação”, explica.

A lagoa é um corpo d’água independente, totalmente cercado por terra. Já a laguna, como é o caso da Mundaú, que ocupa cerca de 24 quilômetros de extensão em território maceioense, possui uma grande produtividade biológica pela vinculação com nutrientes de origem oceânica e continental. “As próprias autoridades locais usam o termo do senso comum, mas precisamos saber diferenciar o temo cientificamente correto”, lembra o professor.

Valorização da região

Talvez o maior destaque da obra seja o discutir as potencialidades da região. “A imagem atual de Maceió representada prioritariamente pelas águas do mar desconstrói o contexto real da cidade, que compreende também outras águas, formadas pelos riachos, canais e a laguna. A cidade, propagada como o ‘Paraíso das águas’, nega a sua totalidade, sua história e sua memória”, afirma.

Resgatar a simbologia da laguna é um dos passos para retomar o encanto da população por sua própria terra. A obra do professor Rubens Duarte atua como fonte de pesquisa e de auxílio ao imaginário para esse resgate. Em seu perfil no Instagram @maceiomarelaguna, ele discute esta e outras questões.

Serviço:

Lançamento do livro Laguna de encantos e desencantos

Editora da Ufal

Quando: 20 de março, 14h30

Auditório do LCCV/CTEC – Campus A. C. Simões


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]