OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de maio de 2024

22/03/2023 às 18:37

Stone apoia novo projeto de ensino para desenvolver talentos na área de exatas em Alagoas

Thiago Ataíde / Ascom Seduc Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, por meio da sua área de investimento social, Stone Impacta, anuncia o apoio ao Novo Ensino Suplementar - NES, projeto desenvolvido pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas para criar um centro de excelência na formação de talentos na área de exatas em alunos no primeiro ano do Ensino Médio. O evento de lançamento do projeto será realizado no próximo dia 24 (sexta-feira), a partir das 9h, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e contará com a participação de executivos da Stone, representantes públicos e empresários locais.

Com foco no ensino de Matemática e Computação, e ênfase em inteligência artificial e ciência dos dados, o projeto é realizado no contraturno escolar. A duração é de três anos, com carga horária de 1.200 horas, divididas em seis módulos. Para a primeira turma foram selecionados 57 estudantes de 4 estados e 21 municípios, que, juntos, somam mais de 150 premiações em competições acadêmicas. A escolha se deu após rigoroso processo seletivo envolvendo mais de 200 alunos de 39 municípios de Alagoas e outros estados como São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul.

O projeto, que também teve o processo seletivo aplicado no Ceará e na Paraíba, funciona como um caça-talentos para formar estudantes que queiram se aprofundar nas áreas de exatas. O objetivo é preparar esses jovens para continuarem seus estudos nas melhores universidades do mundo e, futuramente, retornar a Alagoas para contribuir com o desenvolvimento do estado.

Além da Stone, o NES conta com o apoio de parceiros - pessoas físicas e jurídicas - para financiar bolsas de estudo para os alunos, cobrindo estadia, alimentação, internet e outros custos escolares.

Impulsionando jovens brilhantes

Felipe Adeildo da Silva tem 16 anos e nasceu em Coruripe, no interior de Alagoas. Hoje o jovem vive em Maceió, matriculado no Colégio Fantástico, graças à bolsa de estudos do NES. No processo seletivo, ele ficou em 7º lugar dentre 200 alunos inscritos e traz no currículo três premiações em Olimpíadas de Conhecimento: Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2018 e Medalha de Prata na edição de 2021, realizada durante a pandemia da covid-19. No ano passado, em sua primeira participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), da Unicamp, conquistou a Medalha de Bronze e a 30ª posição no país. Além disso, a convite do professor do Instituto de Matemática, Krerley Oliveira, foi bolsista em cursos na Escola de Big Data Analysis da Universidade de São Paulo (USP) e do Curso de Verão da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre Fundamentos da Matemática e Programação com Python.

Felipe também está envolvido em diversos projetos de Inteligência Artificial do Movimento LED - Luz na Educação, e é um jovem com muito potencial e vocação em Matemática e Ciências da Computação para transformar sua realidade e a de seu estado.

Sobre o Stone Impacta

O Stone Impacta, pilar de investimento social da companhia, possui duas principais frentes de atuação: a educação para altas habilidades e superdotação e o empreendedorismo para a base da pirâmide, apoiando organizações e projetos sociais que focam nestas causas.

Sobre a Stone

Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo já propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.