OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de abril de 2024

Notícias

03/03/2023 às 14:17

Secretaria de Saúde recebe pesquisadores da Fiocruz e Ufal em Palmeira

O secretário municipal de Saúde Jânio Marques recebeu, nesta quarta (1), pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e da Unidade Federal de Alagoas (UFAL) para a apresentação do projeto intitulado “Avaliação do efeito de condições de saneamento na ocorrência da esquistossomose”. O município firmará uma parceria com as instituições para o desenvolvimento e análise dos trabalhos que serão aplicados em Palmeira dos Índios.

O projeto propiciará desenvolver um conjunto de recomendações para a vigilância e as políticas públicas, incluindo critérios para priorização de intervenções e soluções de saneamento apropriadas aos diferentes contextos ambientais e epidemiológicos.

“Com muita honra, recebemos a equipe de pesquisadores da Fiocruz, uma das instituições mais respeitadas no Brasil e no mundo, como também a equipe da UFAL, que querem fechar parceria conosco para o desenvolvimento desse projeto que irá auxiliar na melhoria da Saúde Pública, tanto do município, quanto do país. Agradecemos o interesse em trazer este projeto para Palmeira e daremos todo o suporte necessário”, explicou o secretário.

Os pesquisadores da Fiocruz Léo Heller, Roberta Lima Caldeira, Natália Nasser e Renata Diniz, e o professor e pesquisador da UFAL Wagner Porto, também foram recepcionados pela secretária adjunta Ivone Oliveira, pela coordenadora da Atenção Básica Alba Fontes e pelo gerente do setor de Zoonoses Paulo Wianês.

SOBRE O PROJETO

Tem havido crescente entendimento, por parte de grupo significativo de pesquisadores sobre esquistossomose, de que o estágio da doença no Brasil requer sobretudo intervenções efetivas de saneamento para seu controle. Sob o conceito de saneamento são abrangidos tipos muito diferentes de situações e intervenções, incluindo a disposição de esgotos por distintas soluções, o fornecimento de água mediante diferentes formas de acesso e qualidade, além de práticas de higiene.

Para testar o efeito de cada uma dessas soluções, o projeto propõe o desenvolvimento de um estudo, que combina uma escala individual com escalas domiciliar e comunitária, em localidades com diferentes níveis de prevalência da doença e de presença de Biomphalaria glabrata, no estado de Alagoas.

Em cada localidade, será realizado um amplo mapeamento das condições da doença, incluindo avaliação coprológica, malacológica e detecção de traços do DNA do parasito e do hospedeiro intermediário em amostras ambientais.

Nessas localidades, será caracterizada a situação do saneamento, por meio de técnicas de observação e de aplicação de questionários, que poderão ser complementados com a realização de grupos focais para investigação do uso das instalações em saneamento. Todas as informações serão georreferenciadas.

Duas avaliações transversais serão realizadas, a primeira constituindo uma linha de base e ay segunda, após tratamento dos indivíduos positivos, para avaliação da reinfecção. Técnicas estatísticas multinível serão aplicadas para avaliar a associação entre variáveis ambientais e variáveis relacionadas à ocorrência da doença nos dois momentos e em ambos combinados, com controle das variáveis intervenientes em níveis individual e contextual.

Além da investigação das evidências científicas relacionando fatores ambientais e a ocorrência da esquistossomose, o projeto propiciará desenvolver um conjunto de recomendações para a vigilância e as políticas públicas, incluindo critérios para priorização de intervenções e soluções de saneamento apropriadas a diferentes contextos ambientais e epidemiológicos.

Ascom Palmeira dos Índios 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.