Maceió, AL

Clear sky

Alunos de Pré-Enem Comunitário conseguem vagas na Ufal

Eles fazem parte da turma do Programa de Extensão Conexões de Saberes, convocados na Chamada Regular do Sisu 2023
Entre os convocados para estudar na Ufal está Emilly Suelly, que tirou nota 960 na Redação e conseguiu ingressar no curso de Farmácia, um dos dez mais concorridos (fotos: divulgação)

Nove alunos da turma do Programa de Extensão da Ufal Conexões de Saberes foram convocados na Chamada Regular do Sisu 2023. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a inclusão dos jovens das classes populares na Universidade e atende estudantes oriundos de escolas públicas, que desejam uma vaga no ensino superior.

“Alcançar um resultado tão positivo como esse é um orgulho imenso. Para a equipe é satisfatório ver na primeira chamada a aprovação de alunos em diversos cursos, isso nos motiva a continuar na luta para somar com o ingresso desses alunos de origem popular na universidade pública”, destacou Janda Alencar, responsável pelo Programa.

PUBLICIDADE

As atividades principais do programa são 20 horas/aula semanais do Pré-Enem Comunitário, envolvendo todas as áreas temáticas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio e foco especial nas disciplinas de Redação e Matemática.

Entre os convocados para estudar na Ufal estão Emilly Suelly, que tirou nota 960 na Redação e conseguiu ingressar no curso de Farmácia, um dos dez mais concorridos da instituição; e Vitória Rafaelle, aprovada em Ciências Contábeis com 920 na Redação.

Os outros alunos do Conexões de Saberes passaram em diversos cursos como Serviço Social, Jornalismo, Relações Públicas, Administração e Nutrição, estes dois últimos que também estão na lista do TOP 10 mais concorridos esse ano.

Porta de entrada

Com o objetivo de contribuir para a inclusão dos jovens das classes populares na Universidade, o Programa atente estudantes oriundos de escolas públicas que desejam uma vaga no ensino superior.

Além das aulas regulares e gratuitas, o Conexões de Saberes promove Aulões com a participação de professores externos da Ufal, grupos lúdicos do Estado e monitores bolsistas do Projeto.

A expectativa para a seleção da próxima turma é que cerca de 800 alunos concorram às 200 vagas ofertadas.

“Esse ano, estamos com o processo em andamento para 200 vagas, as aulas estão previstas para início de maio e acontecerá nas dependências da Ufal de segunda à sexta, no turno da noite”, adiantou Janda.

A homologação das inscrições será feita até esta sexta-feira (3). Confira os detalhes no site da Copeve.

Veja os demais aprovados:

PUBLICIDADE